Em manutenção!!!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

A semana - Dilma perdeu a presidência do BB, mas, o Dunga vem aí...




Por Zé Carlos

Se eu disser que o Brasil é o país da piada pronta posso até ser processado mais uma vez, agora por plagiar o Zé Simão ou o Macaco Simão, como queiram. Por isso apenas concordo com ele. Mas vejam se não é para morrer de rir, depois que já estamos rindo freneticamente pela demissão do Felipão e do Parreira, saber que o novo coordenador técnico de futebol é um ex-goleiro que não entende nada de administração, a não ser cuidar da carreira de Adriano? Sim, aquele mesmo que ainda está tentando se ajustar na vida para voltar ao futebol. E tem mais, dizem que o novo técnico da seleção será o Dunga. Pode? Que Deus nos proteja de tanto riso e de tanta alegria, com estes mais de mil palhaços no salão. Somente ter que aturar os novos modelitos do Dunga, feitos por sua filha, na beira do campo, o riso nos levará ao choro.

E assim foi a semana que passou. Simplesmente, hilariante. Além de aguentar terem dado a Messi o título de melhor jogador da Copa, temos que aturar a briga entre oposição e o governo para ver quem é culpado pelo aconteceu na Nela das Nelas. Não houve nunca, na história deste país, tamanha injustiça. O melhor jogador foi um holandês, o Roben, que não chegou a fazer exame antidoping, porque chamaram um mecânico para ver qual a qualidade do motor que ele usava, e estava tudo legal. Deveria ser um motor alemão. E quanto à culpa do que aconteceu dentro e fora do campo, a culpa é do povo. Viva o Povo Brasileiro! Que ficou mais pobre com a morte do João Ubaldo Ribeiro.

E eu ainda não toquei nem nos assuntos abordados pelo UOL, no filme abaixo, que tenta resumir, com humor, a semana passada. Antes disso ainda só resta salientar coisas que aconteceram no mundo e não no Brasil, mas que nos levaram pelo menos a fazer um ar de riso.

Primeiro foi a chegada e a festa da seleção alemã em Berlim. Depois da queda do muro os alemães estão quase iguais aos brasileiros, chegados a uma piada e a uma irreverência. Disseram, em relação à Argentina que os “gaúchos” vivem abaixados e eles vivem em pé. Os argentinos se zangaram, até descobrirem a situação de sua economia. Estão devendo a Deus e ao mundo e dizem que não vão pagar porque tem o apoio de Deus com a ajuda do Papa Francisco. O riso é pelo número de calotes que a Argentina já deu nos últimos tempos. Nem o Brasil empresta mais dinheiro. Nem os BRICS aceitaram sua companhia.

 E, aproveitando o ensejo, e já entrando num dos temas abordados pelo filme, foi criado o Banco dos BRICS (sigla para mostra o bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa, e coloco no nome em inglês porque em português seria BRICA, que pode resultar em mil trocadilhos, e não é motivo para BRICAdeira), que visa favorecer eles mesmos e fugirem da influência do FMI. Eu não sei porque, pois dizem que o Lula pagou tudo que lá devíamos. Vai ver ele não sabia que havia uma conta secreta que não foi paga. No entanto, dizem que houve uma briga danada, porque os outros países não queriam usar a sigla BB, que Dilma propôs. Ou seja, ela queria fazer o mesmo que faz com o BB daqui, que serve mais ao governo do que ao Brasil.

Outro fato que não era para rir, pois nunca podemos rir de guerras, foi invasão de Israel à Faixa de Gaza. Eu, sem querer ser politicamente correto, confesso que ri, não do fato, mas, de sua repetição. Ri quando perguntei, “de novo?”. Quando vi o desastre comecei a chorar.

No entanto, onde realmente estrebuchei de ri foi quando o Eduardo Campos, nosso (do estado) representante na seleção de candidatos dizer que o mensalão era a mesma coisa que a compra de votos do FHC para a reeleição. Eu penso que o Eduardo ou tira o Lula da cabeça ou poderá se comprometer, com este tipo de resposta, que o Aécio adorou para brilhar dando a resposta quase correta para o fato, dizendo mais ou menos que na Papuda não existe ninguém preso por ter comprado voto para a reeleição. Já para o mensalão! Bem, mas, para todos, a principal ação nesta campanha é tentar soltar o rabo deles ou dos seus apoiadores. Dizem que os marqueteiros está fazendo das tripas coração para não deixar nenhum rabo preso. Acho que vai ser difícil. Eles devem estar colados com Tenaz, produto do qual agora me lembrei da propaganda que dizia: “Cole com Tenaz e descole se for capaz”, e haja riso. Hoje tudo é propaganda mesmo. O pior castigo para os políticos é a prisão de rabos. A internet mostra todos os nós que foram usados em suas amarrações, são verdadeiros “nós cegos”.

No caso de hoje, penso que o filme foi invertido, porque é muito difícil ir em frente, a partir do primeiro tópico hilário abordado, sem morrer de rir. Ele mostra a constatação de que nosso Congresso está mais mais vazio do que a Arena Pernambuco em jogo do campeonato pernambucano. E dizem que isto irá até as eleições. E o risco de morte por alegria é porque o filme também fala que os congressistas não terão nenhum desconto no salário. Mas, respirem fundo e continuem, isto é o Brasil, o país do futebol (vamos ser otimista, o Dunga vem aí).

Bem, até acho que já me estendi demais, e espero que todos vejam o filme e comecem bem a semana, rindo sempre, que é o melhor remédio que ainda não foi proibido pela Anvisa. Vejam abaixo o resumo do roteiro e vão em frente.

“A Copa do Mundo acabou, mas não no Congresso. Os parlamentares esticaram o clima de festa do Mundial e só devem votar projetos importantes em agosto.

Nas sabatinas com os candidatos a presidente realizadas pelo UOL, pela “Folha de S.Paulo”, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan, Eduardo Campos (PSB) comparou o mensalão com a suspeita de compra de votos para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), nos anos 90, e disse que não teve envolvimento com os casos; Aécio Neves (PSDB) afirmou que não houve corrupção no Congresso no governo FHC.

Por sua vez, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, negou que o Brasil tenha sido obrigado a ceder à Índia a presidência do banco criado pelos Brics, grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário