Em manutenção!!!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DOMINGUINHOS em três atos:




Por Carlos Sena (*)

1º Ato:

Onde ele nasceu: todo mundo sabe que foi em Garanhuns. Ou sabiam? O que poucos ainda não sabem é da polêmica paroquiana que surgiu em Bom Conselho-PE que, segundo se noticia nas redondezas, ele teria nascido lá, num dos seus distritos, salvo engano Rainha Izabel. A cidade inteira se acendeu em função disto. Até Basto Peroba – um sanfoneiro do mesmo naipe de Dominguinhos e também amigo dele, teria confirmado isso. Fato é que ninguém prova isso, mas que todos querem ser o “pai” do nosso Dominguinhos, ah isso querem. Bom Conselho é assim mesma, cheia de filhos ilustres do naipe de Dantas Barreto, Pedro de Lara, Gonga de Loriê, Zé Bebinho, Luzitana, Basto Peroba, Waldemar Santana, Joaldi, eu, tu e eles. Afinal, quando o filho é bom todos querem ser o pai.

2º Ato.

O Encerro: o encerro de Dominguinhos foi outra polêmica. Digo encerro porque quem nasceu pra ser estrela não é nunca enterrado, mas encerrado. Assim como se encerra uma peça de teatro, um show artístico. Pois bem: os seus filhos se desentenderam e, também salvo melhor juízo, houve desentendimentos entre as ex-esposas. Resultado: um quis enterrá-lo no Recife e outros em Garanhuns, mas ele acabou sendo enterrado na cidade de Paulista. Mas, o que é pior: sete meses antes de morrer o sanfoneiro disse e eu escutei no programa de Geraldo Freire, que queria ser encerrado em Garanhuns. O filho dele disse que seria em Garanhuns e eu também escutei a entrevista no próprio Geraldo Freire. Depois eu soube que ele havia se enterrado no Morada da Paz que fica, como disse em Paulista. Disso eu não posso garantir, mas foi assim que “comprei” e é assim que agora “vendo”. Novamente: quando o filho é bom todo mundo quer ser o pai.

3º Ato.

Era uma vez Asa Branca: Dominguinhos disse em entrevista a Roberto D’Avila que sua relação com Gonzagão era mesma intensa. Falou da sua relação com Lua, com Gonzaguinha e até com Januário. Nesse “rega-bofe” de conversa jogada fora, eis que Dominguinhos disse essa preciosidade que poucos talvez saibam. Disse que numa roda de conversa e sanfona lá em Exu, após um solo de Asa Branca, Seu Januário fez a seguinte revelação: “Asa Branca foi eu quem fez e esse nego botou no mundo”. Adorei. E Dominguinhos falou sério e o entrevistador achou muito boa essa passagem e eu amei essa confissão. Mas, mesmo que tenha sido o Januário o dono da Asa Branca, hoje ela não tem dono, é domínio público, é do mundo e foi colocada nele por Gonzagão. Quando o pai é bom todo mundo pode ser filho.

-----------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 29/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário