Em manutenção!!!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A semana - Fuga de pinto, deputado na cadeia e o apagão




Por Zé Carlos

O filme da UOL, que resume a semana que passou, tinha roteiro óbvio. Eu até lembrei daquela época que ia ao Cine Rex, lá de Bom Conselho, para  ver filme de Rocky Lane. Já sabia o final do final antes de entrar no cinema.

Começa com o caso muito sério, e que se torna cômico no filme pela música e pela conotação jocosa do nome do senador boliviano que envolve um “pinto”. Mas, é muito difícil tratar o caso com humor, do ponto de vista da diplomacia brasileira. É difícil imaginar que um país conceda asilo a um cidadão, e o trate tão mal como dito pelo diplomata brasileiro, que ele era, ao ponto dele arriscar sua carreira para tirá-lo da Bolívia.

Voltando aos filmes que vi na minha infância eu fico pensando na fuga com o diplomata Eduardo Saboia, ele de máscara, montado no cavalo Silver, sendo perseguido pelo índio Evo, e gritando para o Brasil: “Há risco iminente de vida e de dignidade de uma pessoa.” Eram o Zorro e seus inimigos. Chegando à fronteira, foi recebido pelo Patriota, que por isso perdeu o cargo, retirado dele pela algoz dos direitos humanos, sua chefa, e que justificou seu ato dizendo que a toca do Brasil na Bolívia era muito confortável. E, não se surpreendam, porque a chefa gosta de um bate boca com quem a acusa, ela repeliu a insinuação do Zorro, digo, do Eduardo Sabóia de que teríamos um DOI-CODI lá na toca. É um caso para investigar, antes de rir.

E o pior da semana estava por vir. Agora temos um parlamentar que é um detento. O deputado Natan Donadon conseguiu o feito de comover seus pares de que roubar é compensador. Depois de condenado, ele conseguiu manter seu mandato. Riam, riam e riam meus caros, pensando que isto é uma piada de um algum programa de humor. Riram? Agora voltem ao normal e passem a chorar, chorar e chorar, porque isto é verdade. Eu não me lembro qual foi sua pena, mas, para ele seria bom que fossem muitos anos pois teria direito até a aposentadoria como deputado.

Finalmente, o filme aborda mais outro apagão no Brasil, desta vez aqui no nordeste, e que também me atingiu. Eu fiz uma terrível constatação. A falta de eletricidade hoje, só se torna importante, pelo menos no horário deste apagão, porque junto com ele vai junta a internet. Eu fiquei fazendo outras coisas por mais de 30 minutos, sem me dar conta da falta de eletricidade, até que fui navegar na internet. Ainda até pensei de reclamar para o meu provedor, quando descobri que o problema era com a eletricidade e não com o sinal de internet. Ou seja, para alguém que, na infância passou anos sem energia elétrica lá em Bom Conselho, e até sente saudade das brincadeiras no escurinho das ruas, hoje, o que sinto é não poder atualizar este blog. Não tem jeito, rir ainda é o melhor remédio.

Vejam abaixo o resumo do roteiro dos produtores e depois vejam se conseguem rir com o “pinto” dos outros, vendo o filme.

“Adversário político do presidente Evo Morales, o senador boliviano Roger Pinto Molina fugiu para o Brasil sem o conhecimento do governo brasileiro. Com o conhecimento --e anuência --da Câmara, o deputado-presidiário Natan Donadon (ex-PMDB-RO) se livrou da cassação, reclamou das algemas da prisão da Papuda, no DF, e da "voz das ruas" --enaltecida, por outro lado, nas palavras do STF ao manter condenações do mensalão. Às trevas, de fato, o único condenado foi o cidadão: novo apagão deixou 16 milhões sem luz em sete Estados do Nordeste.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário