Em manutenção!!!

terça-feira, 21 de maio de 2013

MAMÃE!





Por Jose Antonio Taveira Belo / Zetinho


12 de maio. Mês dedicado às santas mulheres, aquela que detém um imenso amor para dedicar à família. O DIA DAS MÃES representa tudo isto. É um dia dedicado e comemorado por todos os membros de uma família, haja vista, que ela é a RAINHA DO LAR.

Neste dia recordo a minha querida mamãe Nedi que já não se encontra no meio de nós desde ano de 1999, quando foi ao encontro do Pai Eterno.

Lembro todos os dias do seu eterno carinho que dedicava aos filhos e ao seu esposo Antonio Zuza. Muito carinhosa. Gostava de acariciar e abençoar os seus filhos de modo especial mostrando o exemplo de uma pessoa que sempre amou, mesmo nas dificuldades e da ausência deles. Nunca se esqueceu de nós. Rezava diariamente a Deus pelos seus filhos. Procurava dar exemplo para que seguíssemos trilhando o caminho da ética e da moral. Exemplo de religiosidade encaminhando os filhos por este caminho da Fé em Jesus Cristo, levando-os a participar da Santa Missa todos os domingos na Matriz da Sagrada Família celebrada pelo inesquecível Padre Alfredo Damaso. Não media esforço para servir a todos que precisasse da sua ajuda. Dava a vida se possível fosse para que nós fossemos feliz, como somos.   A qualquer chamado lá estava presente, lá esta ela servindo como a Mãe de Deus serviu a humanidade.

Lembro-me dos seus cânticos em casa, varrendo, lavando e cozinhando, na querida Rua do Caborje, ali estava plantado à alegria que contagiava os seus filhos, que acompanhava desafinada na voz de criança. E o aprendizado das primeiras letras? O A, B, C e a tabuada de somar, diminuir, multiplicar e dividir que tínhamos que estudar e saber de cor para arguição na escola? Cuidado para não cair, advertia quando descíamos a ladeira do Cinema REX, após ver os cartazes às carreiras. Quantas vezes ela nos embalou noite adentro, nas madrugadas frias da nossa querida e amada cidade de Bom Conselho? Muitas e muitas vezes, principalmente, eu Zetinho que sofria de bronquite asmática. Eram noites de sono ao meu lado com um abano na mão, abanando para amenizar a respiração ofegante, sentada na beira da cama a luz de um candeeiro.  Colocava no peito compressa de farinha de mandioca quente a fim de afrouxar o catarro. Dava uma colher de lambedor e uma xícara chá de mastruz com leite para melhorar o cansaço. Quantas vezes em seus braços ia até o consultório do Dr. Raul Cambuim e Dr. José de França, sob chuva ou sol.  Ali recebia conselho dos médicos e medicação adequada para amenizar o sofrimento que afligia o seu filho. São lembranças que mexe com o meu coração. Certa vez já em Garanhuns, deitado sob um frio intenso que se fazia pela manhã, acordei e me fiz dormindo quando ela carinhosamente alisou os meus cabelos – meu filho querido e pequeno, quando já era adulto, se preparando para participar da Santa Missa às 6 horas da manhã no Colégio Diocesano presidida pelo inesquecível Monsenhor Adelmar da Mota Valença. O carinho de mãe não tem preço. O amor que ela dedica é de um valor extraordinário, medido pelo amor que Maria Santíssima dedica para cada um de nós. DIA DAS MÃES! Quantos filhos desprezam o seu amor. São milhares e não sabem o que estão perdendo. A ingratidão dos filhos fazem muitas mães sofrerem, e que a deixa chorando sem reclamar. O choro acontece muitas das vezes na calada da noite, no seu silencio do quarto. Quanto sofrimento as mães passam pelos seus filhos. Mesmo que eles errados são defendidos por elas que são capazes de doar a sua vida em favor do seu filho.  Hoje sinto saudades, saudades estas que não voltam com a presença física, principalmente neste dia, mas que comemoro com muito amor esta lembrança da minha querida MÃE NEDI. Que cada um ame a sua MÃE dedique-se a ela como ela se dedica aos filhos dando carinho e muito amor, pois ELA MERECE.

Olinda, 13 de maio de 2013 = DIA DEDICADO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário