Em manutenção!!!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A BIBLIA QUE EU CONHEÇO NÃO É PASTA DE DENTE





Por Carlos Sena (*)

A Bíblia parece mesmo que virou pasta de dente. Tudo tem explicação nela, ou pelo menos é assim que alguns fanáticos querem transformar tão importante publicação de fé cristã. Independente de fé e de ser cristão, não entra na cabeça de ninguém que a Bíblia, escrita a tantos séculos se preste a ser norteadora de comportamentos... Principalmente se esses comportamentos são de ordem natural e cultural. Fé é dogma e se assim não fosse o mundo já teria se entregue ao capeta ou ao lúcifer ou ao capiroto ou ao cadeirudo, seja lá que nome tenha. Nele eu também não creio – pelo menos na formatação dele tão personificada.

O mundo capitalista criou um novo Deus: um deus frágil que se incomoda com o que o povo faz na sua intimidade; que se incomoda com que o povo que é pecador por excelência, peque. Afinal, (está na bíblia) que devemos perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete. Neste caso, seria muito mais fácil para os fanáticos utilizarem a bíblia no viés do perdão do que no do castigo. Por conta disso e de outras sandices mais, Deus ficou sendo visto como o que castiga, não como o que liberta. A própria igreja católica, ainda hoje, prega o sacrifício na terra para que no céu se ganhe a vida eterna. Ora, a gente tem que procurar ser feliz na terra e, se der, ser feliz no céu. Porque se a gente for feliz na terra fazendo o bem sem olhar a quem; dando com a mão direita sem que a esquerda veja; perdoando setenta vezes sete; não se preocupando com o dia de amanhã; sendo, acima de tudo, exemplo de vida mais do que retórica de confessionário ou de púlpito, certamente teremos o céu por prêmio... Nem que seja o “céu da boca”...
O que não dá pra engolir é ver e ouvir um bando de gente que não foi capaz de ser profissional liberal de sucesso e buscou na religião um meio de vida. Mesmo que explorando os mais fracos, aqueles para quem a vida foi madrasta. É mais ou menos isso que tem levado o mundo dos fracos a se abrigar debaixo de um bíblia que não existe, mas que nas suas entrelinhas se permite ao subjetivismo dos donos do “mercado da fé”... A bíblia hoje virou pasta de dente, só que ainda não combateu o mau hálito daqueles que bafejam ódio em nome dela, discriminam em nome dela e sobre ela depositam suas polpudas contas bancárias. A bíblia que eu conheço e demonstrei que conheço não é essa dos padres pedófilos, nem dos pastores Silas Málacraia e Edir Morcego, tampouco da Legião da Boa Vantagem. A bíblia que eu conheço é a do perdão, a do amor incondicional. A bíblia que julga e condena eu nunca tive acesso a ela e nem quero, porque a vida já é curta demais pra gente gastar “vela boa com defunto ruim”...  O Silas Málacraia em seu programa de TV fala mais nos Gays do que em Deus, por que será? A psicologia prova que “quem disso usa, no geral disso cuida”... E ninguém desconhece que nas igrejas católicas ou apostróficas tem nos seus porões todo tipo de sacanagem e libidinagem. Tarefa cruel para o atual Papa administrar e ver o que pode fazer, pois São Francisco, em quem se inspirou para tirar seu nome, foi, a meu ver, o mais fiel cristão de todos os tempos. Ele sim, era a Bíblia personificada de libertação, amor e respeito aos semelhantes.

Sem delongas, quem quiser que utilize essa nova pasta de dente chamada BIBLIA. A que eu conheço e com a qual norteio minha vida é outra – igual àquela que nos lembra não usar o nome de Deus em vão...

-----------------
Publicado no Recanto de Letras em 10/04/2013

2 comentários:

  1. Carlos Sena. Sua crítica é muito superficial e boboca. Poucos pessoas tem realmente sinceridade e honestidade quando fala da religião e da bíblia. As pessoas abordam esse assunto com uma infantilidade,com uma superficialidade e ignorância sem fim. A Bíblia é sim um livro norteador de conduta acontece que as pessoas muitas vezes entende os mandamentos e admoestações bíblicas a partir das partes mais baixa de sua alma. Cada mandamento e admoestações bíblicas deve ser entendido de acordo com a situação singular de cada um. Um dos motivos que a igreja católica foi contra o acesso livre a Bíblia no caso lutero pois isso iria gerar muitas heresias... Somente a igreja católica pode interpretar a bíblia pois foi ela mesma que fechou o canon. A Bíblia é um livro muito perigoso nas mãos erradas e por isso toda essa problemática hoje em dia... O problema da moralidade perseguidora e punidora que muitos atribuem a bíblia advém de correntes protestantes e de filosofias da modernidades, como a filosofia de Kant etc... o problema é de uma complexidade tão grande que não podemos ficar nos clichês e nos lugares comuns tal qual carlos sena o faz.

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa22 de maio de 2013 às 22:14

    Digo logo que não confio em nenhuma religião. Isto é, não acredito nas ilusões vendidas pelos religiosos em geral. - Agora, se o texto do Carlos Sena é "superficial e boboca", o recado do Sandro é ainda muito mais. - Chega ele a dizer que "somente a Igreja Católica pode interpretar a bíblia..." - Isso é dar atestado de sandices. - Por que só os que fazem a Igreja Católica são os donos da hermenêutica? - E diz mais ele, Sandro: - "A bíblia é um livro muito perigoso nas mãos erradas..." - Então, nas mãos de outro religioso, que não seja católico ou caótico, a bíblia é instrumento muito perigoso! - Por quê? - E o que tem a ver Immanuel Kant com isso? - Se fosse pelo pensamento do Sandro, ainda hoje a bíblia estaria escrita em latim. E os padres celebrando as missas de costas para o povo, além de outras sacanagens da Igreja caótica. - Aliás, pelas palavras do Sandro Soares, a Igreja Católica ainda estaria na Idade Média, queimando as pessoas vivas, como foi feito à larga e com amplo conhecimento e participação de cardeais e papas da época,/.

    ResponderExcluir