Em manutenção!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A semana - Dilma recebe Angela Merkel e toma de 7 x 1, por causa do boneco do Lula




Por Zé Carlos

Todos os meus 10 leitores sabem, este espaço é uma pretensa coluna de humor. E por isso não há nada mais sério na mídia do que ela. Quando dizem que o Brasil é o país da piada pronta, além de ser uma verdade, apenas comprava nossa tese, de que nada é mais sério do que o humor. E neste mês de agosto tudo leva a crer que conseguiremos atingir nossa meta, que é levar o distinto público à morte hilariante, e, quem sabe até dobrá-la.

E agora lembramos que hoje é o dia 24 de agosto. Para quem gosta de história é um prato cheio. Tantos acontecimentos macabros aconteceram na história do Brasil político, neste dia, que os protagonistas da política se esforçaram ao máximo na semana passada, cada um em sua área, para levar os leitores ao desespero com tanto humor, que chamaria de negro, se não fosse vermelho e estrelado.

Logo no início da semana veio a notícia de que o humorista Danilo Gentili que é um concorrente desta coluna, havia comentado aquele atentado ao Instituto Lula, que chamamos aqui de “atentado do traque de chumbo”, dizendo o seguinte: “Instituto Lula forja ataque para sair de vítima e o máximo q conseguem com isso é todo mundo dizendo q pena que o Lula não tava lá na hora”. Quando se esperava uma grande risada lá no Instituto, veio uma ação judicial tentando incriminar o “pretenso” humorista por ele ter assim se expressado. Ora, senhores e senhoras, é uma questão de interpretação. O que ele quis dizer é que o Lula deveria estar lá porque soube que, em sua infância ele gostava de brincar com traque de chumbo. Esta turma é muito carrancuda mesmo. Foi piada, eles são contra. No entanto o juiz que julgou o caso, talvez, entre uma risada e outra disse, entre outras coisas: “Não é possível criminalizar-se, ou censurar-se, a piada.” Isto para essa coluna é um bálsamo porque temos certeza que nunca seremos criminalizados por tentar fazer o povo rir. Tal qual em Berlim, um dia, aqui no Brasil ainda tem juízes de verdade, e sendo assim sabem que não existe nada mais sério do que o humor.

Bem se houver alguém vivo depois da meia noite desta segunda-feira, corre o risco de morrer ao ler o que segue, e pasmem, aconteceu tudo na semana passada. Vocês pensaram que o Instituto Lula terminou a piada denunciando o piadista? Longe disto. Para provar que eles gostam mesmo é de reclamar, não pouparam nem o boneco inflável que representou o Lula tão bem lá em Brasília. Como não tem mais o que reclamarem do FHC, agora criticam o “pixulula”, que no fundo, no fundo é uma prova inconteste de que o Lula, ficará colaborando com esta coluna de forma vitalícia, pois ele não se elege mais nem para inspetor de quarteirão. E vejam bem, quando se pensava que as jocosidades vinham apenas do seu Instituto, eis que ele aparece na propagando do PT, nas inserções de 30 segundos, quase matando todos de rir. Eu vi só um trecho do pronunciamento, porque corri para pegar as panelas e, quando voltei o programa já havia terminado. Vejam o que ele disse: “Com o esforço e a luta de todos vamos controlar a inflação, gerar empregos e derrotar o pessimismo. Podem ter certeza. O Brasil vai voltar a crescer.” Apenas esqueceu de dizer porque o Brasil parou de crescer. Nem a piada de que a culpa é do FHC pode ser usada, porque chamaram um prosélito do neoliberalismo para tentar salvar a besteira que fizeram, o Levy, o convertido, e Ministro da Fazenda de Dilma.

E a melhor notícia da semana, envolve mais uma vez nossa musa inspiradora a Dilma. Vocês não vão acreditar, mas, lembram daquela viagem que ela fez aos Estados Unidos, onde tentou rivalizar como o Obama na tarefa de fazer seus povos sorrirem? Pois é, o Marciano (que não se perca pelo nome) que prestou serviços ao governo brasileiro na referida visita, forneceu à delegação da presidente 25 motoristas, dois ônibus, um caminhão, três vans  e 19 limusines. Cobrou US$ 100 mil, segundo a mídia. E ainda não viu a cor do dinheiro. Vai recorrer à justiça americana, penso eu, porque a justiça de lá está mais ociosa do que a daqui, que não suporta mais nenhum processo, além dos milhares envolvendo a operação Lava Jato. Noutros tempos isto não aconteceria, porque a Petrobrás já teria pago a conta, ou quem sabe, a Odebrecht?

Aproveito o nome do dono da empresa que levou o calote da Dilma, Marciano, para dizer que se um marciano chegasse aqui na semana que passou, pensaria que no Brasil só existiria um político, o Eduardo Cunha, o nosso conhecido Cunhão. Nunca vi um bafafá maior por uma coisa que já era esperada desde que o Cunhão rompeu com o governo Dilma. O que ele esperava? Que ficaria fazendo graça sozinho? O Janot, que é aquele Procurador do qual se esperava que tivesse uma ordem de prioridade das denúncias, as está fazendo de forma aleatória, isto é, jogando tudo na roleta. E, vejam, não sei quem ganhou, mas, os sorteados para ganharem a mega sena do Janot, foram o Cunhão e o Collor, sim, aquele mesmo que já enfrentou tantos processos, que se estivesse guardando as cópias, já poderia viver de vender papel para reciclagem.

E, quem viu a reação do Eduardo Cunha à denúncia, até agora deve estar se contorcendo de riso, quando ele, em entrevista cantou a modinha, muito conhecida pela Dilma:

“... daqui não saio, daqui ninguém me tira...”

Aliás, esta modinha vem se constituindo o hit dos tempos recentes e tem tudo para emplacar no carnaval do ano que vem, pelo menos em Brasília e no Rio de Janeiro.

E, como vimos, nos estertores da semana passada, houve uma manifestação da qual participaram mais de 100 milhões de habitantes, se considerarmos os que ficaram em casa com vontade de ir, para pedir o impeachment da nossa colaboradora maior, a Dilma, ou 100 milhões e 1 porque eu estava lá e não fui computado nas estatísticas. Em represália os chamados Movimentos Sociais, o PT e a UNE, foram às ruas no dia 20 para mostrar com quantos quilos de mortadela se faz uma manifestação. Até hoje, ninguém sabe se esta marcha foi a favor ou contra o impeachment, pois do blá, blá, blá que vimos pode-se concluir tudo.

No entanto, mesmo sem mostrar um grande número de participantes, a marcha dos vermelhos em comparação com as dos verdes-amarelos, mostrou a que veio: Defender o governo da Dilma, no que eles acham que ele tem de bom. O problema é que eles não sabiam explicar porque andaram em ônibus de luxo, mas, comeram mortadela de segunda. Disseram que era culpa do Cunha e do Levy. Este último será culpado, certamente, pelo pagamento dos ônibus, e dará neles outro calote. Afinal de contas estamos em pleno ajuste fiscal.

Será que alguém tirou alguma conclusão de quem venceu nas ruas? Ou seja, o impeachment sai ou não sai? Diante do quadro esquisito em que se encontra nossa política eu lembrei de outra música de nossos carnavais, e não sei porque:

“O coelho sai, não sai?... o coelho sai, não sai”
Não sai, não sai, não sai não!
“O coelho sai, não sai?... o coelho sai, não sai”
Não sai, não sai, não sai não!
Segura o coelho! Segura o coelho, 
Seguro o coelho, que esse coelho é ladrão!...

E por aí chegamos ao nosso filme semanal, que além de tratar das idas às ruas, mostrando a pujança democrática do povo brasileiro, também aborda a visita ao Brasil da Ângela Merkel, sim, a mulher mais poderosa do mundo, de quem Dilma, Cristina Kirchner e Michele Bachelet, morrem de inveja, e ficam dizendo que ela veste muito mal. E o filme mostra outro show de humor de nossa presidente tentando comparar o Brasil com a Alemanha, menos, é claro no futebol. Vejam os gols na narração de Galvão Bueno e tirem suas conclusões.

Vejam logo abaixo o resumo do roteiro do filme dos roteiristas do UOL e em seguida vejam o filme e não percam a contar do placar em nosso desfavor. E, mesmo, ainda restando muito de agosto, tenham uma boa semana.

“A presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu em Brasília, nesta semana, a visita da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Dilma não resistiu e fez brincadeiras envolvendo a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo do ano passado. E foi pelo mesmo placar que a presidente foi derrotada esta semana. Entre os gols que ela levou, estão os protestos pró-impeachment, aumento do desemprego, queda da arrecadação e do PIB e aprovação da redução da maioridade penal pela Câmara Federal.”


2 comentários:

  1. PARABÉNS PELA MANCHETE, ZÉ CARLOS!!! ALÉM DA CRIATIVIDADE, UMA PRESENÇA DE ESPÍRITO ESPETACULAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Altamir. São seus olhos e seu coração. Um abraço.

      Excluir