Em manutenção!!!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Paz de Espírito




Por Carlos Sena (*)

Felicidade é paz de espírito. Mas, como se faz para deixar o espírito em paz? Sendo caPAZ de ser o mínimo nas coisas graúdas. E, sendo o que te cerca só coisas grandes, sê pequeno se queres ser grande. A paz de espírito talvez esteja um pouco dessa dinastia. A felicidade pode estar num frasco de perfume seco. Um frasco de perfume seco pra muitos é pra se jogar no lixo, mas para alguém pode representar muito. Porque pra quem não é o dono do frasco seco, também não o foi da essência que nele continha. Ser feliz com pouco não seria o princípio da paz de espírito?

Houve um tempo, na minha terra, que o cheiro de terra molhada me deixava quieto, tranquilo, feliz, em paz. Também lá houve um tempo em que ouvir as beatas cantarem na igreja me deixava calmo e também em paz. Hoje, relembro um trechinho que dizia assim: "No céu, no céu, com minha mãe estarei"... Ou das vozes desafinadas e descompassadas das mulheres rezando o terço, como me recordo e como me trazem paz...

A paz de espírito neutraliza guerras que o cotidiano nos oferta. Independente de crer no espírito, há uma paz que transcende o ser mesmo os agnósticos. Porque a paz que os homens precisam não é a que as religiões professam, mas a que os cristãos tem que praticar. Afinal, somos todos caminheiros e a estrada tem que ser palmilhada serenamente.

Acreditar que é possível viver em paz é descobri-la por dentro, independente dos valores lá de fora, "onde a falsidade vigora" é o que nos traz essa paz de espírito. Simples, como a água da fonte. Fonte de água benta que arrebenta os altares do egoísmo e do desamor.

---------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 12/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário