Em manutenção!!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Morcegos e beija-flores.




Por Carlos Sena (*)

Uma discreta buganvília habita minha varanda faz tempo. Vez por outra flagro atrevidos beija-flores paquerando com elas. E se beijam como dois namorados até que minha presença na varanda lhes assuste e eles sumam como num passe de mágica. Certo dia, imaginei dar uma força para os beija-flores e comprei um bebedouro de acrílico - daqueles que vem flores artificiais em redor como que para enganá-los. Mas não era essa a intenção, senão a de manter mais passarinhos na minha varanda. Imaginei, certamente, que as buganvílias ficariam mais saltitantes  e, quem sabe, casariam com seus "namorados" voadores. Fiz como manda o figurino: pendurei o bebedouro ( ele era todo rodeado de flores de plástico) e pus água com açúcar, pois foi assim que me disseram que seria o correto. Perfeito. Em poucos dias, a varanda mais parecia uma feira de tanto passarinho. Adorei. Mas, por pouco tempo. Eu não contava a astúcia dos morcegos. Eles descobriram a aguinha doce e fizeram concorrência com os pássaros. Só descobri isso porque as frutas da minha fruteira amanheciam todas roídas e eu logo saquei: os morcegos que, ao buscar a aguinha doce se aproveitavam e passeavam pela casa inteira. Veio também o medo de ser chupado por eles! Aff. E agora? Que fazer para afastar os morcegos sem espantar os passarinhos? Idéia: colocar adoçante ao invés de açúcar na água do bebedouro. Qual nada! O adoçante afastou de vez os pássaros, mas, os carai  dos morcegos, não. Decidi: a ficar sem os beija-flores, prefiro tirar o bebedouro. Tirei. Sumiram os passarinhos e sumiram os morcegos. Aí foi que eu recordei aquela história da bíblia de que "paga o justo pelo pecador". Mas, se o justo eram os passarinhos, o pecador seria eu? E os bubônicas dos morcegos, encarnação de satanás?

Agora, minhas buganvílias frondaram. Talvez porque mudei de local e elas, com mais sol nas suas ramagens, mais flores vieram e, surpresa: alguns beija-flores estão voltando pra minha varanda. Pensei em dar uma vaia para os morcegos. Olhei de cima pra ver se via pelo menos um, mas eles nem apareceram. Mas eu vaiei mesmo assim em cada canto de pássaro que, diariamente, invadem minhas manhãs.

-------------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 20/07/2014

2 comentários:

  1. Amiga, não desista de seus passarinhos! Também passei pelo mesmo problema e fiquei super frustada quando tive que tomar a decisão de acabar com meus bebedores, pois a infestação de morcegos estava descontrolada. Foi então que me falaram pra usar um repelente de morcegos. Tem no formato de sonar e no formato em gel, ambos são eficientes e não são caros. Adquira um e seja feliz novamente com seus passarinhos.

    ResponderExcluir
  2. Estou com o mesmo problema, os beija-flor tesourinha fazem a festa durante o dia na minha varanda, assim como outros pássaros, o sabiá do campo, cambacica, sabiá laranjeira e sanhaço verde e cinza. Quando caí a noite, é a vez dos morcegos fazerem a festa, mas não comem as frutas que coloco para os passarinhos, e sim, só ficam tomando a água do beija-flor. O jeito é me acostumar com isso, e lavar todos os dias o bebedouro, pois é gratificante observar os passarinhos todos os dias na minha varanda.

    ResponderExcluir