Em manutenção!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Panelaram o Lula. Oh! Coitado!




Por Zezinho de Caetés

Na hora em que vocês devem estar lendo o meu texto de ontem (a culpa é da AGD que não me publica no devido tempo) eu já estou consertando as minhas panelas, coitadinhas, estragadas ontem durante 10 minutos do Programa do PT.

Como previsto, o panelaço foi amplo, geral e irrestrito, em todos os quadrantes do Brasil, e, desconfio, até do exterior, onde chega a Globo Internacional. Ontem, o Jornal Nacional, 10 minutos depois dele, já alardeava a notícia. Nosso jornalismo foi muito eficiente, ao contrário do PT que só fez caca ontem, o dia inteiro, como o fez em desde 2003.

Como se não bastasse a propaganda chinfrim, de péssima qualidade na forma e no conteúdo, tive o desprazer de ouvir meu conterrâneo, o Lula, numa fala bisonha e na contra mão da história, atacar o governo Dilma, sem dó nem piedade, quanto ao problema da terceirização. Eu ainda estou estudando onde fica o tópico da lei que prejudica os trabalhadores e não acho. Agora, os sindicatos, isto sim, é que fazem esta grita toda, para nada além de conservarem seus cargos pagos regiamente pelo nosso dinheirinho.

E, pasmem, tentando ajudar o governo, que também é contra o projeto, o Lula, mais uma vez deu a maior mancada política de sua vida, que pode lhe custar o terceiro reinado. Ao atacar a terceirização, na hora em que eram votadas na Câmara as medidas de ajuste fiscal de Levy, o Tristonho, ele levou o PMDB, que agora está em cima do muro (ou é como sempre?) vendo para qual lado soltam a galinha para ele correr atrás, a não querer mais votar o ajuste, a não ser que o PT decida o que quer: Apoiar as medids ou não apoiar, e não ficar querendo subir no muro, que é só dele. E o ajuste fiscal agora virou o desajuste político, que deixa o PT, Lula e a Dilma numa saia justa, e que deve servir para os três simultaneamente.

Como se não bastasse este imbróglio, o Eduardo Cunha, que forma com Renan e Temer, o triunvirato que governa o país, não hesitou em fazer a melhor coisa que poderia ser feita no momento, contra a bolivarianização do país: Aprovou a PEC da Bengala. E agora, os membros, principalmente, do STF, só vão serem forçados a se aposentar aos 75, ao invés de 70 anos, e que, pelo menos em tese, o Judiciário para se tornar bolivariano se tornou mais difícil, já que a Dilma pode não ter a chance de nomear 5 ministro de nossa Suprema Corte, como antes.

É óbvio que, para que isto ocorra, há outros fatores envolvidos tanto de natureza técnica quanto de natureza política, mas, já é um começo. Um começo da frustração dos sonhos petistas, que Lula embalava, a partir do Forum de São Paulo. E, num só dia, que será lembrado pela história (05 de maio), o Lula levou o maior panelaço da história deste país.

E, na minha humilde residência, de panela em punho, quando o Lula apareceu, eu, quase num gesto de homenagem à nossa infância, acelerei as batidas com amor no coração. Não ouvi o que ele disse, pois isto eu já havia feito na internet, mas, será que alguém ouviu?

Em suma, o PT teve um dia de cão vira-lata, que caiu do caminhão de mudança, talvez no meio do caminho entre São Paulo e Caetés, que é aquele que, em breve o Lula fará de volta. Venha, conterrâneo, seu lugar está guardado em nossa Academia de Letras. No entanto, não exagere, porque o Rafael Brasil está de olho. Qualquer deslize e ele lhe manda para Garanhuns, pousar para a estátua do Roberto Almeida.


E a Dilma? Por onde anda? Talvez mexendo nas panelas, na cozinha, doida para seguir o coro contra seu governo. Mas, isto é assunto para depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário