Em manutenção!!!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A semana - Petrobrás: Roubalheira, Bingo e a "Pizza Eu Não Sabia"




Por Zé Carlos

Esta semana que passou, semana pré-natalina, na qual o Papai Noel vestido de vermelho costuma visitar e presentear nossas crianças, o que vimos foi o bom velhinho travestido de ladrão do dinheiro público através da Petrobrás, também vestida de vermelho, embora do PT, nos levar até o orgulho, segundo o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. E o que vocês, meus 8 leitores esperam? Chorar em pleno Natal? Claro que não. Temos que rir muito. Quem sabe o Bom Velhinho se arrepende e devolve o que roubou?

Vejam se não é para rir mesmo. Li no início da semana que a Justiça americana foi acionada para determinar o pagamento do prejuízo que os investidores, que compraram papéis da nossa Petrobrás, tiveram com as maracutaias das propinas.  Dizem que se a nossa maior empresa perder esta ação, vai à falência. Eu lembrei, ao ler sobre o tema, que, antigamente, havia uma piada de que a solução para o Nordeste seria os Estados Unidos invadirem o Brasil. Se já existia a Aliança para o Progresso, por que não invadirem logo tudo? Quando os ouvintes, da piada, já começavam a levar fé nesta solução, alguém lá do fundo da sala, um filósofo de Bom Conselho levantou a seguinte profunda e decisiva questão: “E se o Nordeste ganhar a guerra?”.

Já ontem, li que a Holanda também quer punir nossa empresa por alguns funcionários terem pago propina às suas empresas. Ora, se Pernambuco teve uma relação tão boa com os holandeses, ao ponto de que o palácio do governo a eles pertenceu, eu defendo é a invasão da Holanda, e que reocupe o palácio já. E já temos até o Castelo dos Brennan,s para hospedar os descendentes de Maurício de Nassau. Seria a solução perfeita para o Nordeste e para Pernambuco em particular. E, antes que o filósofo de Bom Conselho venha com perguntas bobas, eu já digo: Já ganhamos uma guerra contra os holandeses, se ganharmos esta outra, continuaremos na mesma em que já estamos, ou seja, não temos nada a perder.

Voltando à vida real, a personagem da semana, não foi nossa maior estrela e colaboradora da coluna, a Dilma. Foi a sua amiga Graça Foster, presidente da Petrobrás, se é que ela inda existe (a Petrobrás). E o ponto para mim, quando vejo esta mulher que também não sabia de nada é que me lembro de minha Tia Quitéria. Não, a Tia Quitéria nunca foi presidente de nada, mas, em termos físicos parecia até irmã da Graça Foster. Tal qual a presidente de nossa empresa mais roubada, Tia Quitéria nunca quis fazer uma plástica. Nem mesmo um lifting. Que Deus a tenha, minha tia, e parabéns por ter sabido escolher melhores amigas, e que, quando era pega em malfeitos, não ficava dizendo que não sabia de nada para protegê-las. Rasgava o verbo, mesmo que naquela época não se falasse em delação premiada. Então a aparência era apenas física. Ainda bem.

Se não riram até aqui, começarão agora, certamente. Quando o Procurador Geral da República procurou e achou um monte de falcatruas na Petrobrás, pediu encarecidamente que toda a diretoria da empresa fosse demitida. E, aí entra ela, lampeira e saltitante, nossa presidenta e manda o Ministro da Justiça defender a Graça Foster, o que ele fez sem pestanejar. Penso que nem a própria Graça acreditou nele, mas, continua lá, enquistada no topo de nossa empresa maior. Para que vocês não morram de rir, eu aviso que a Tia Quitéria deve ter se virado no túmulo.

Enfim, chegamos ao que interessa: o filme do UOL, que nos exige este esforço semanal de riso, mostrando os momentos políticos mais hilariantes da semana. E agora é para valer, apertem os cintos para resistirem até lá embaixo, ver o filme e rir mais ainda. Sabem quem é a estrela do filme esta semana, além de Tia Quitéria? Não, não é a Dilma. Erraram feio. É a pizza. Para não ser injusto eu devo dizer que o filme começa com a Dilma cozinhando um macarrão, em homenagem ao Dia do Macarrão. É isto mesmo o que leram. Diante de tantos problemas com o petróleo o deputado Luis Carlos Hauly, do Paraná, criou o Dia Nacional do Macarrão. No quadro político em que vivemos deveríamos ter o Dia Nacional do Petrolão. E, garanto a vocês, haveria filmes da Dilma para ilustrar a matéria.

E, por que a estrela do filme é a pizza? É que o deputado Marcos Maia, relator da CPI do Petrolão, disse que oficialmente houve crimes na Petrobrás, mas não houve criminosos. É a mesma coisa de uma pizza sem queijo, pode até existir mas ninguém engole. Já dizem por aí que as pizzarias já lançaram a Pizza Eu não Sabia, que é sem queijo e sem pão, e é assada no alho e petróleo. Está sendo um sucesso de vendas. E o melhor vocês não sabem. O próprio deputado deve lançar o movimento (para retomar aquele outro antigo e démodé, O Petróleo é Nosso): A Pizza é Nossa. Afinal de contas a verdade histórica tem que ser respeitada.

Por falar em verdade, e fugindo um pouco ao filme, nesta semana a chamada Comissão Nacional da Verdade, restaurou a verdade histórica dos anos de chumbo, dos quais me lembro por tê-lo vivido e a ele sobrevivido. Não li ainda todo o relatório, mas ouvi dele comentários. Parece que a grande conclusão foi que as nossas Forças Armadas ficaram loucas e saíram matando gente durante 20 anos, sem nenhuma causa. E isto é motivo de riso? Penso que sim, porque, se a conclusão foi esta, apesar do esforço, a comissão dever-se-ia chamar de Comissão Nacional do Riso ou da Meia Verdade. Vamos ficar esperando a outra metade, por enquanto.

E, voltando ao filme, ele toca num ponto importantíssimo, somente para provar que no Brasil até os assuntos mais sérios terminam em pizza, ou melhor, em riso. Para roubar a Petrobrás, as empreiteiras inventaram um Bingo. Sim, isto mesmo, um bingo onde havia cartelas, bolinhas numeradas e globo giratório, onde eram sorteadas aquelas empresas que iriam receber os serviços desta nossa antes grande empresa. Imaginem a cena de um salão onde um diretor da OAS, por exemplo, escalado para girar o globo dizia: Número 171!!!! E, rompendo o silêncio a Engevix gritaria: Bingo!!!!, enquanto a Camargo Correa dizia: Merda, perdi!!!

Pois era quase exatamente o que acontecia, ou seja, nossa Petrobrás foi quase perdida no jogo. Isto não é motivo de riso, é claro. O grande motivo do riso foi a reação de nossas autoridades durante muito tempo: EU NÃO SABIA!!!! E nós somos mais de mil palhaços no salão.

Vejam o curto resumo do roteiro dos produtores do UOL e depois vejam o filme. E que todos tenham um feliz Natal, de preferência, sorrindo.

“Semana ''divertida'' em Brasília tem Dilma sancionando o Dia Nacional do Macarrão, a pizzaria da CPI da Petrobras a todo vapor e o Ministério Público Federal revelando o "Bingo do Bilhão".”


Nenhum comentário:

Postar um comentário