Em manutenção!!!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Tem gente que "Se Acha"




Por Carlos Sena (*)

Do mesmo jeito que houve uma moda do "AMAR É", agora temos a do "TEM GENTE QUE". Certamente essas modas tem o beneplácito da internet no geral e do FACEBOOK, no particular. O "Amar É" ficou demodê porque o próprio amor ficou, para muitos, ultrapassado, cafona. Agora o "Tem Gente Que Se Acha" está com a corda toda, com as bênçãos das rede sociais - sócias dos nossos ais. Por isso e por muito mais é que TEM GENTE QUE "se acha", até se descobrir perdido em si mesmo e nos que lhe compõem a vida social. No Facebook, o rol dos que SE ACHAM é imenso. Se acham (contrariando com próclise) críticos de arte, de literatura, de tudo que se acham que devem ser. Se acham escritores. Se acham conselheiros sentimentais. Se acham cômicos, médicos, técnicos de futebol e o que mais se possa pensar  que possam ser, se acham. E ainda são debochadores, mesmo sem se acharem, embora sejam!

O reino dos que "Se Acham" circunscreve-se às páginas frias das redes sociais que, como disse, nos dilatam os nossos ais. O que no salva dos que vivem "Se Achando" são aqueles que não se perdem de si, nem mesmo via internet. Todas as postagens dos que "Não Se Acham" contem respeito pelo que poderão provocar nos outros, mesmo sem os conhecer - porque não se precisa conhecer o outro em sua intimidade para se exercer o direito do respeito. Os que "Se Acham" se arvoram de donos da verdade, mas não se rendem às suas mentiras. No geral tem rabo preso e querem distribui-lo com quem não tem rabo para ver se diminuem o seu. Ainda bem que a vida das postagens dos que Se Acham é breve. Ainda bem que a maioria dos que navegam pelas redes sociais ficam só de botuca, na espreita. Vêem tudo, lêem tudo, mas falam e escrevem pouco acerca. Certamente porque são sabidas e aproveitam as redes sociais apenas para o que nelas se posta de bom.

Boa parte dos que Se Acham se perderam em si e não sabem. Eles não postam, bostam. Ou sabem e não querem se modificar, porque senão morrem na inércia que a mediocridade proporciona. Por isso, as pessoas simples que navegam a internet me agradam mais. Os que não se deixam levar por postagens prontas e aprimoradas no foto shopping. Nem por mensagens cifradas por radicalismos políticos de ocasião ou por interesses burgueses que continuam a feder no seio da democracia. O reino dos que SE ACHAM é um reino de papel, qual um ouro de tolo que a canção popular entoa. Independente dos que Se Acham, as redes sociais não se perdem em si. Porque elas são o produto da modernidade. Contém lixo, mas depende de cada um ver o lixo e o luxo. Ou nada ver, mas apenas observar o trajeto ermo dos que Se Acham...

----------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 10/02/2014

Um comentário:

  1. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir