Em manutenção!!!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A semana - A guerra das CPIs e a gota d'água


"Meus caráter continua o mesmo mas os meus cabelos!"


Por Zé Carlos

Tivemos outra semana. E realmente para meditar sobre a política brasileira, não há como uma semana depois da outra e a Petrobrás no meio. Eu, como torcedor do Náutico e diante da sua vitória sobre o Salgueiro (quem diria que depois do hexa eu me alegraria com isto!?) adorei as metáforas futebolísticas do Lula. Aliás, o nosso presidente em exercício pode ser considerado o rei das metáforas.

Quem não lembra daquela: “Governar é como uma maratona. Você não pode começar a 80 por hora, porque o seu fôlego pode acabar na primeira esquina.” Ou, “Vamos trabalhar para ganhar as eleições. Não é uma eleição fácil. É como time de futebol. Quando o time está ganhando de um a zero, de dois a zero, quando o time está ganhando, recua, não quer mais fazer falta, pênalti, fica só rebatendo a bola. E quem está perdendo vem para cima com tudo, e é com gol de mão, de cabeça, de chute, de canela. Não tem jogo ganho ou fácil.” Estas metáforas já renderam livros e vários estudos acadêmicos, pois, inegavelmente, o Lula é um grande comunicador. É uma pena que não tenha ido para SBT, juntar-se ao Sílvio Santos ou ao Gugu, e ter livrado o país de ter o a Dilma no governo tentando imitá-lo e fazendo besteira.

Saibam que a segunda metáfora citada acima foi dita antes das eleições de 2010. E o filme do UOL gira em torno de uma entrevista a uma plateia bem comportada, onde ele quase a repete, dizendo que o PT deve ir para o ataque, e só faltou ser mais explícito quanto aos chutes na canela e aos gols de mão. E vai começar tudo de novo. Para eleger a Dilma outra vez vai ser um vale tudo, ou ele e ela vão fazer o diabo, ou como ele diz agora: “vamos levantar a cabeça e brigar de verdade”. E haja gol de mão e empurrão dentro da área. Tudo isto porque se descobriu que a Petrobrás hoje é a PTobrás e que o partido manda e principalmente desmanda na empresa desde a época de Lula, e, dito pela própria Dilma, a tentaram enganar com um relatório que dizia ser a compra de uma refinaria, o melhor negócio do mundo para nossa maior empresa, que um dia nos fez até sonhar que o petróleo seria nosso. E hoje, vemos no filme o ex-presidente da empresa dizer que o negócio era muito bom. É de morrer de rir, se já não tivesse desmaiado de chorar a semana toda, pelo pouco de vergonha que me restou.

Então, quem enganou quem nesta história toda e que nos fez pagar o pato pelo prejuízo que PTbrás teve? Mais desmaios senhores, mas, cheirem um pouco de cânfora, que não é um subproduto do petróleo, mas, resolve nestas horas. É muito descaramento.

E a briga das CPIs continua como nunca. A oposição quer investigar a Petrobrás e a situação, bancando a grande investigadora, quer investigar tudo. Dizem até que querem investigar os nomes dos índios que comeram o Bispo dom Fernandes Sardinha em 1556, no litoral de Alagoas, e pasmem, foram os índios Caetés. Será por que o Lula é de lá? Meu amigo Zezinho de Caetés com a palavra. O Romero Jucá diz que é apenas uma briga política. Imaginem o nível da política no Brasil. Penso que os autores do filme só colocaram esta declaração para acordar quem estavam vendo o filme, como eu, e que já estavam desmaiados e acordaram com um ataque de riso.

E com diz muito bem o Jackson do Pandeiro, este jogo não pode ser 1 x 1, o governo ganhou a discussão na Comissão de Constituição e Justiça para criar uma comissão ampla, geral e irrestrita. Até que enfim se fará justiça ao bispo devorado pelos índios, indicando os seus comedores. Pelo físico, forte e robusto, quem deve ter cuidado é o Ronaldinho, o fenômeno, além do André Vargas, afinal de contas aquelas barrigas podem não ser só de chopp e pode ser de carne de bispo.  Mas, já estão dizendo que esta CPI, que agora vai incluir os malfeitos do PSDB e do PSB, vai ser uma verdadeira Comissão da Verdade. A oposição está dizendo que não é legal por não ter um fato determinado como exige a Constituição. Ou seja, os malfeitos no Brasil são tão amplos que os resultados da CPI deverão sair no ano 2053, sendo lido durante o programa Big Brother Brasil 53 pelo Pedro Bial Neto.

E, contenham o riso, quem defende esta CPI amplíssima é o Renan. Ele diz que como é que poderia ter uma CPI que incluísse só os malfeitos da Petrobrás e deixar de fora o metrô de S. Paulo ou o porto de SUAPE? E eu pergunto, e por que não incluir o resultado do seu implante de cabelos feito às custas da FAB?  E agora, me lembrei do José Wilker, que morreu há pouco e espero que não tenha sido de desgosto, na novela Renascer dizendo o famoso bordão do Coronel Belarmino: “É justo, muito justo, é justíssimo”. Um coronel é sempre um coronel, e quando o cabelo já está crescendo pode fazer o que quiser. “É felomenal”, como diria no nosso filósofo maior, o Giovanni Improtta.

Eu, parafraseando o Lula, sobre o André Vargas, digo que espero que o PT não tenha nada a ver com tudo isto, porque senão quem paga o pato é o Brasil, que vai se tornar o país da música que toca por último no filme: “De dia falta água e de noite falta luz...” e, não resistindo, completo: “... e na casa que não tem um enganado é milagre de Jesus”.

E, quem diria, só pode ser um azar da oposição, o PSDB escolher uma propaganda que diz que o copo d’água transbordou, quando em São Paulo as donas de casa começam a lavar pratos com areia. Seria como o PT colocar uma propaganda mostrando uma casa com todas a luzes acesas e explodindo por causa do excesso de energia elétrica. Seria cômico se não fosse trágico.

Mas, chega de conversa, vejam o roteiro dos produtores do filme e logo abaixo o vejam e tentem não pensar no aumento do preço da gasolina nem da energia elétrica, que, como chuva de janeiro, tardará, mas não faltará.

“Em longa entrevista concedida a blogueiros nesta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou o PT e o governo a reagirem diante das denúncias feitas contra a Petrobras. Enquanto Lula sugeria a ofensiva, a base governista conseguia incluir no pedido de criação da CPI da Petrobras a investigação de denúncias contra os governos do PSDB, em São Paulo, e do PSB, em Pernambuco. E os tucanos veicularam nesta semana uma propaganda de TV usando a imagem de um copo transbordando, mas em São Paulo, Estado que administram há quase 20 anos, o governador Geraldo Alckmin admitiu que há risco de racionamento de água nos próximos meses.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário