Em manutenção!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A semana - Jatinhos, doleiros e os filhotes da ditadura




Por Zé Carlos

E eis-me aqui outra vez tentando rir quando tinha tudo para chorar depois da derrota do Náutico, ontem, para o Salgueiro, vendo o filme do UOL que resume a semana que passou. Óbvio, o filme ainda não pôde pegar a queda da Dilma nas pesquisas nem a subida nas ações da Petrobrás, o que deve acontecer hoje.

Mas, o que não poderia faltar eram as relações espúrias entre o vice-presidente da câmara, André Vargas, do PT, com o doleiro Alberto Youssef, que entrou no lava-jato da Polícia Federal. Eu nunca vi uma lambança maior, desde, como diz no filme o bom-conselhense Randolfe Rodrigues, o caso do Demóstenes Torres. Eu penso que o Brasil de hoje, em termos de malfeitos, deve ter superado todos os seus momentos históricos. É de morrer de rir. Tenho pena do Lula, porque poderia estar rindo também, mas, ele não sabia de nada. Aliás, só quem não ri é o PT. Nunca vi um partido político, que está há 13 anos no poder, ignorar tanto os fatos que se passam em suas barbas. Deve ser influência do Barba.

E este estado de malfeito permanente deverá durar até as eleições. Quando começar o programa eleitoral gratuito, a classificação indicativa deverá ser de 21 anos ou mais. Já agora, depois da descoberta de que a Petrobrás está quase falida por obra e graça das peripécias energéticas da Dilma Roussef, cuja rima com Youssef é sugestiva, e talvez seja uma solução, estamos em plena, o que o filme chama de, “guerra das CPIs”. O que parece coisa de torcidas organizadas de futebol e não no Congresso Nacional. A oposição diz vamos usar morteiros para acertar os torcedores deles. A situação diz, já que eles estão soltando morteiros, vamos soltar também. E quem pode morrer queimado é o povo brasileiro que sustenta as duas torcidas. Como dizia minha amiga, hoje desaparecida, Lucinha Peixoto: Cruzes!!!!

Finalmente, o filme aborda a comemoração dos 50 anos pelo 31 de março. E eu que já comemorei esta data marchando pelas ruas quando estava engajado, cumprindo meus deveres de cidadão brasileiro, vejo que ela virou pelo avesso e hoje é motivo de deboche. É mais uma confirmação que a história é feita pelos vitoriosos. Gostaria de ver a comemoração dos 100 anos, mas, isto deixo para os meus netos. No fundo, no fundo (vejam o filme até o finzinho) o Brizola é que estava certo: Somos todos filhotes da ditadura, tanto de um lado como de outro. Quem está com a razão ainda é difícil de decidir. Ou seja, contenhamos nosso riso, e o deixemos para os últimos momentos. Dizem que o riso é melhor.

Fiquem com o filme da semana, lendo antes um resumo do roteiro pelos produtores do UOL. E riam, mesmo que nunca tenham andado de jatinho.

“O jatinho do doleiro encarcerado Alberto Yousseff, em que o deputado federal André Vargas (PT-PR) pegou carona, treme mais não cai. Ao que tudo indica, o episódio será esquecido em poucos dias, como ocorreu com casos semelhantes no passado. Enquanto isso, governo e oposição travam uma verdadeira batalha de CPIs no Congresso. Para coroar a semana que lembrou os 50 anos do golpe militar, viúvas da ditadura, como o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) deram o ar da graça.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário