Em manutenção!!!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A semana - Sucessão, Dilma Gata e a "vaquinha do PT"




Por Zé Carlos

Esta semana tenho um tempinho para comentar o filme do UOL, e começar a próxima rindo, esperando que o mesmo aconteça com meus 5 leitores. E já não posso sustentar o riso desde a primeira fala dele, na qual o Fernando Henrique começa elogiando a Dilma por ela ser uma leitora contumaz, certamente, como pensam os autores do filme, para alfinetar o Lula, que não era muito chegado à prática da leitura, talvez porque tentou ler apenas o Paulo Coelho.

Eu tento não discriminar entre aqueles que gostam de ler e os que não gostam, ou não podem. Mesmo porque meus pais eram analfabetos e talvez por isso eu não os apoiaria se eles quisessem ser presidente da repúlblica. Concordo até com minha mãe quando era perguntada por que não costumava votar e ela sempre respondia que preferia não ser responsável pelos roubos e assaltos aos cofres públicos. Ou seja, ela não era informada para algumas coisas, já para outras....  Minha mãe era mais sábia do que Lula, dentro deste ponto de vista, e muito mais do que alguns analfabetos funcionais que hoje grassam por este país afora. E enquanto existir pelo menos uma pessoa analfabeta no Brasil, o nosso riso tem que ser contido.

Porém, já tenho muitos anos de estrada e sei que, no meu período de vida útil, será difícil rir sem nenhuma contenção. Então, como disse a Marta Suplicy certa vez: “Relaxemos e gozemos!” (que é a frase com a qual ela entrará na História), durante o que nos resta de vida. E o filme se detém, quase todo, na sucessão presidencial, o que nos leva a dar boas risadas.

A declaração de FHC de que preferia Aécio, mas não se incomodaria que o eleito fosse o Eduardo Campos, pode ser traduzida como: “Tudo menos o PT”, ronda a cabeça de muita gente, inclusive a minha. Mesmo como um político aristotélico, eu considero que na última década andamos em círculos, e já estamos chegando ao ponto em que temos que começar tudo de novo.

Não está no filme, mas, num país onde a presidente fala num continente (Europa – Suiça - Davos) que precisa de investimentos, e no outro continente (América – Cuba – Havana) investe a fundo perdido, pois se sabe que Cuba não paga nem promessa a santo, é difícil se dizer que não estamos malucos, ou pelo menos, o que me fez rir muito com o filme, devemos confiar muito na Dilma Gata. Eu nem sei se o videogame apresentado já existe de verdade, e esteja a venda, mas, o trecho que os produtores do UOL apresentam parece o horário gratuito do PT, ou mesmo um pronunciamento da Dilma, não a Gata, a outra.

Se ainda não cansaram de rir com as proezas da Dilma Gata, ou mesmo com as declarações dos outros candidatos, que não passam também de gatos, embora já escaldados por mais de 10 anos, continuem rindo com a “vaquinha virtual do mensalão”, onde se comenta sobre o site criado pelo José Genuíno para pagar as multas que foram determinadas pelo STF. O riso vem por conta da notícia de que a ideia deu tão certo que agora os petistas querem sites para todos os outros, do partido, envolvidos. Se a moda pega, voltaremos à época das esmolas que minha mãe dava aos esmoleres de Bom Conselho toda sexta-feira. Eu lembro muito bem, que toda sexta-feira, ouvia a seguinte frase várias vezes ao dia, lá em casa:

- Uma esmolinha pelo amor de Deus!

E lá ia eu, de um depósito de farinha que minha mãe já colocava de prontidão, retirar e dar a cada um, uma xícara. Não era algo de que se pudesse rir.

Atualmente, não é mais só na sexta-feira que se pedem esmolas, nem pelo mesmo motivo, mas, é risível pela possível frase que poderíamos ouvir:

- Uma esmolinha pelo amor de Lula!

Só nos resta responder como minha mãe, quando acabava a farinha:

- Perdoe! Passe na próxima sexta!

Não sei se ela, sabendo quem são os mensaleiros, seria tão educada ao ponto de pedir perdão. Com a sua sinceridade talvez dissesse:

- Tenha vergonha na cara! Vá trabalhar!

Da mesmo forma como os esmoleres de Bom Conselho, que ficavam zangados mesmo com o pedido de perdão, o Zé Dirceu talvez dissesse:

- Estou doido para trabalhar num hotel, que é minha especialidade, mas, não deixam....

E fiquem com o resumo do roteiro dos produtores do filme, e riam, porque a vida continua risonha apesar de não quererem a Copa do Mundo, mas, isto deverá ser assunto para o próximo filme.

“A presidente petista Dilma Rousseff virou heroína dos videogames derrotando alienígenas e gangsters, mas na vida real tem que bater Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) nas eleições de outubro. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que “dá para conversar” com Dilma “porque ela lê”, dando uma alfinetada em Lula. Mas FHC disse que prefere ver Aécio ou Campos no Palácio do Planalto a partir de 2015. Já os mensaleiros estão adotando a vaquinha virtual depois do sucesso de José Genoino em arrecadar o que deve pagar em multas.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário