Em manutenção!!!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A semana - Sem filme, mas, com Renan...




Por Zé Carlos

Até a hora em que escrevo, o UOL ainda não havia publicado nenhum filme sobre a semana que passou, e que comento aqui no início da semana seguinte. Então, como estou de viagem marcada, resolvi não evitar o prazer de escrever, e relembrar alguns dos episódios que ocorreram na semana que passou, mesmo sem tentar fazer, como o filme faz, as pessoas rirem.

Houve eventos que não são para rir, jamais. Entre eles estão, mais uma vez, os estragos feitos pelas chuvas, tanto no norte como no sul, deixando o nordeste de lado. Logo nossa região que tanto precisa de chuva ficou de fora dos “presentes” que a natureza ofereceu às outras regiões. No caso foi um “presente de grego”. O que me faz dar um sorriso chocho é a imprevidência dos governos e das pessoas envolvidas, pois no ano passado, no ano retrasado e em outros anos anteriores aconteceram as mesmas coisas, com, talvez, menos vítimas do que no presente ano.

Ainda relativo aos desastres, não tão naturais assim, um filme da semana teria que abordar a participação de nossa presidenta no evento. Ela andou de helicóptero e viu todo o desastre, e se penalizou junto aos outros que a acompanhavam, o que no próximo ano, se for reeleita, fará tudo de novo. A única novidade e risível é o que vi numa charge, na qual aparece a presidenta jogando caixas com ajuda aos desabrigados, e quando um deles abre a caixa, está um panfleto dizendo: Dilma 2014. É claro que o fato não ocorreu, mas, estava implícito nestas visitas.

No plano internacional, sempre caberia mais uma piada do Obama, que não descansará enquanto os Estados Unidos não o reconhecerem como o “cara” de lá. Aqui, como todos sabem, é o Roberto Carlos. O Lula, com tantos títulos de doutor, não é mais o “cara”, e sim o “cara pálida”.

Mas, é no plano interno que aconteceu o fato mais marcante da semana. Foi o Renan, diante do espelho, dizendo: “Meu comportamento continua o mesmo, mas, os meus cabelos...”. O presidente do Congresso resolveu, mais uma vez, utilizar um bem público, para fins privados. A não ser que implante de cabelo e aparência tenham se tornado um bem público, e eu não tenha visto o Decreto Lei que ordenou isto recentemente. Havia alguma coisa deste tipo no tempo de Pedro Álvares Cabral.

O que impedirá então a Marta Suplicy de pegar um avião da FAB e ir a São Paulo fazer as unhas? Ou o Sarney fazer o mesmo para ir pintar o bigode em São Luís no Maranhão?

Esta viagem do Renan é um caso típico de um mal que nos assola desde o descobrimento: O patrimonialismo. Isto é, a indistinção entre o que é público e o que é privado. Qualquer pessoa, seguindo os padrões históricos, mesmo sendo eleito para zelar pelo público, que numa república pertence ao público e não ao “rei”, acha ser absolutamente normal que os bens públicos, que não pertencem a ninguém, mas a todos, sejam usados a seu bel prazer. É o ranço de coronelismo que fustigam as administrações públicas do país.

Isto acontece, desde o mais simples funcionário, por exemplo, o policial que estaciona em local proibido, por ser policial, até o mais graduado que usa um avião do governo para fazer farras com amigos. No caso do Renan, o filme do UOL, se depois abordar o tema, vai ser de morrer de rir. É patrimonialismo em estado puro.

E vejam a importância de uma imprensa livre. Se a imprensa não tivesse descoberto, o Renan apareceria como na foto que ilustra esta matéria, da qual ri tanto quanto no filme, e que circula por aí nas redes sociais. E vem mais, tenho certeza.

Neste fim de ano, correndo pelas festas, eu talvez não escrevesse mais se houvesse o filme, mas, se até o dia em que eu puder programar esta postagem o filme sair, eu o colocarei abaixo, e vocês que riam, sem os meus comentários, para começarem 2014 rindo. Pelo menos é isto que espero.

Tenham todos um Feliz Ano Novo!

P.S: Quando já havia terminado o texto acima o UOL liberou o verdadeiro filme desta semana. Não tem quase nada a ver com o que escrevi. É uma retrospectiva do ano 2013, centrado no mensalão. Teria muito o que comentar mas, infelizmente, vou ter que deixar para depois. Mas, vejam o filme, porque se não riram até agora rirão com ele. E continua com os votos de um Feliz Ano Novo.


Um comentário:

  1. José Fernandes Costa1 de janeiro de 2014 às 21:12

    Prezado Zé Carlos: - Obrigado por haver me poupado de ir ao cinema amanhã!! - Com a extraordinária vantagem de assistir ao filme em casa, haja vista que hoje os cinemas estão quase todos fechados, por ser 1º de janeiro!! - Economizei tempo e dinheiro sem sair de casa. - Filme muito divertido, além da excelente qualidade!! - Peça rara na nossa cultura, engrandece qualquer país civilizado. - Cordialmente, abraço./.

    ResponderExcluir