Em manutenção!!!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A PRESIDENTE COME OVO




Por Carlos Sena (*)

Gosto de quem fala simples. Gosto de quem, em sua fala, desmistifica certas coisas como, por exemplo, comer ovo. Pois é. A Presidente Dilma, falando em entrevista com Ratinho estava leve e solta, coisa que nem sempre ela consegue ser. No decorrer da conversa, falou que é igual a todo mundo e que sente falta de, por conta do cargo, não poder andar nas ruas, ir a um cinema. Perfeitamente compreensível, porque um Presidente de República não manda em si no quesito segurança, liturgia dos cargos. Gostei de tudo e da sua leveza, como já disse. Mas do que gostei mesmo foi quando ela disse que gosta de ovo. Por dentro, imaginei: mas, quem não gosta de um ovinho frito?  Ah, ela gosta também de uma cebolinha com tomate! Percebe-se, a despeito das ilusões que nós, pobres "mortais" construímos, que essas coisas mais simples da vida são ignoradas (digamos assim) por pessoas importantes, ricas, etc. Isso pode até acontecer, mas fato é que as comidas mais simples são as que a gente não pode ficar sem elas por muito tempo como um ovo, uma saladinha, um feijãozinho maravilha. O outro lado dessa história é igualmente verdadeiro: quem aguenta comer, por exemplo, estrogonofe todo dia? Mas o feijão zinho a gente come todo dia e não enjoa, qual o ovo frito com macaxeira, ou com cuscuz, mesmo só com farinha.

Pois bem. A Presidenta, agora "afeminizei" o termo para não contrariar as correntes que gostam do Presidente ou da Presidenta. Mesmo sabendo que há quem não goste de Dilma, por inveja, por despeito ou, simplesmente, porque não consegue sê-la, nem sabê-la em sua plenitude.

O melhor da entrevista foi sua desenvoltura e sua intimidade com as questões do Brasil, e isso deve ter levado alguns políticos a se rasgarem por dentro. Não bastava ser mulher? Não bastava ser durona? Não bastava ser... Ora direis: ainda tem que saber de tanta coisa acerca do país! Inclusive de ovo frito, cebola e tomate? Toma-te mais essa. 

--------------

(*) Publicada no Recanto de Letras em 07/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário