Em manutenção!!!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

A semana - No Brasil, vaca não conhece mais bezerro e só quer andar de Ferrari




Por Zé Carlos

Já estou em São Paulo. Um frio de rachar. Mas, a sensação térmica da semana, já começou a mais de 40°, à sombra. E as primeiras notícias já deram conta do medo do governo em relação às manifestações populares previstas para o dia 16 de agosto. Dessas, eu queria participar daqui do Sul Maravilha, mas parece que voltarei antes, esperando que elas sejam lá na Conde da Boa Vista, do meu querido Recife. Pelo jeito, só o povo dá jeito!

No entanto, o que começou esquentando a semana foram as declarações do Senador Cristovam Buarque de que soube através de amigos do PT, pois ele foi um petista e hoje dá graças a Deus ter sido demitido por Lula pelo telefone, tempos atrás, que o Lula quer ver a Dilma pelas costas. Isto é, o apedeuta-mor, como o chamava Lucinha Peixoto, resolveu abrir o jogo e mostrar seu arrependimento por tê-la criado e mentido tanto a seu respeito. É o ratão-mor querendo abandonar o navio pelos destroços do naufrágio do PT. E agora sabemos que está sendo investigado por tráfico de influência. Ele saiu pelo mundo vendendo o Brasil e parece que esqueceu de entregar o dinheiro da venda. Agora querem cobrar. É uma correria geral.

Penso que o Lula, vendo que não lucraria nada dando as costas a Dilma, resolveu ir a Brasília, já que ela não atendia a seus telefonemas, ou, muitas vezes, mandava o Gabriel, seu neto atender. Ao chegar a Brasília, e reunindo-se com a cúpula do PT soube que o Joaquim Levy, o desaparecido, estava com mais uma ideia para reajustar as finanças do Brasil. Ele agora quer que todos os brasileiros que “lavaram” dinheiro sujo e o enviaram para o estrangeiro, se o trouxerem de volta, ele pode ser legalizado, pela módica quantia de 35% para o governo Dilma. Lula ouviu isto com rotunda alegria, e já deu a ideia para legalizar também as lavanderias internas, principalmente, aquelas ligadas à operação Lava Jato. Ele, o Levy, disse que isto só é válido, para dinheiro de “boa procedência”. Parafraseando o velho ditado lá do meu Bom Conselho querido: “De boa procedência, o PT está cheio, e a Papuda também!

E, imaginem só, que a operação Lava Jato, continua jateando a procedência dos dinheiros, e ouviu, mais um vez, o delator Paulo Roberto Costa, que repetiu, talvez, pela 100ª vez que participou de reuniões nas casas dos senadores peemedebistas Renan Calheiros e Romero Jucá, para discutir propina, agora mais conhecida como “dinheiro sem procedência”. Sem dúvida, hoje, os delatores desta operação policial são as pessoas mais ouvidas do Brasil. Talvez, por Dilma não gostar deles, é que agora só tem 9% de aprovação.

Antes era o juiz Sérgio Moro que mandava a polícia bater de porta em porta dos delatados. Eram os empreiteiros. Agora é o STF que autoriza, a partir dos delatores, bater na porta dos políticos. No final, garantem as autoridades ligadas à Lava Jato, só escaparão os puros de coração. Ora, por definição, o último político puro de coração, morreu de ataque cardíaco há muito tempo. E, houve um grito de terror no meio da noite vindo de residências de pessoas citadas nas delações premiadas, ou não.

O grito maior, surgiu da Casa da Dinda, quando ao olhar em sua garagem, uma velha Fiat Elba havia se transformado em um Porsche, uma Ferrari e um Lamborguini. Contam os vizinhos que o presidente Collor, que ainda frequenta aquela casa gritava: “Milagre, milagre, milagre...”. Até quando viu a Polícia Federal entrar e se apropriar destes veículos, saindo em cortejo automotivo pelas ruas de Brasília. Havia mais gente na rua do que o montante que ele conseguiu juntar quando implorou anos e anos atrás: “Não me deixem só!” Todos queriam ver uma Ferrari de perto. Só restou ao senador, agora mais pobre em 4 milhões de reais (que dizem ser o valor dos carros) chorar sobre o óleo derramado e bradar do Senado: “Se nem os membros do Senado Federal estão livres do arbítrio, o que se dirá do cidadão comum, à mercê dos Poderes do Estado?”. Eu, que sou um cidadão comum, estou morrendo de medo que invadam minha casa e encontrem um Logan 2010. Já pensou o que irão dizer de mim? No mínimo que eu deveria ser senador.

Vejam que a Dilma não apareceu nas linhas anteriores, mas, ela ficar de fora da coluna é quase impossível. Um blogueiro como eu, mas, melhor informado escreveu o seguinte: “Em sua passagem por Brasília, Lula comentou com amigos que Dilma está amando. Que ela só pode estar amando. Emagreceu. Cuida-se como nunca. Está mais bonita. Passou a se vestir melhor. E durante reuniões, às vezes se desliga e fica olhando para o alto. "Isso é amor", observou Lula.” Então está explicado um bando de coisas que ela vem dizendo e que é a matéria prima principal do humor aqui apresentado. Agora eu entendi à “saudação à mandioca”,  e o que a levou a se arriscar a caminhar sobre uma rede na Europa, correndo o risco de cair. É o amor! Agora está provado que as “as mulheres sapiens” também amam.

Mas, o grande momento hilário da semana foi provocado pelo Eduardo Cunha, o nosso Cunhão. Depois de ser acusado de tentar interpretar algum papel no seriado do “Homem de Seis Milhões de Dólares”, ele ficou possesso por terem dito que ele só havia pedido cinco milhões. Então ele rompeu com a Dilma e seu governo dizendo serem eles, junto com o Janot (Procurador Geral da República), que quiseram desmerecê-lo. Dizem que ele quer provar agora que, quem diz que foram 5, e não 6 milhões, não querem que ele participe mais do seriado. Deu um verdadeiro show televisivo, onde até espumava pela boca, para mostrar que vale mais dinheiro do que os seus detratores pensam.

Dizem que a crise institucional vai se acentuar de forma perigosa. Imaginem, o Janot quer tirar o Cunha, que quer tirar a Dilma, que quer tirar o Lula, que quer tirar todo mundo para ele reinar sozinho. Disseram, da tribuna do senado (o senador Aluisio Nunes) que a situação está de “vaca não reconhecer bezerro”. Só não disse o porquê: Que a vaca tossiu tanto que perdeu os instintos mais primitivos. E o Brasil está indo para o brejo, igual a vaca.

E o filme do UOL esta semana trata deste e dos carros do “bad boy” do carrão, como mostra seu resumo de roteiro, feito pelos seus produtores, e é mostrado logo a seguir, para que vocês todos comecem a semana rindo evitando, pelo menos que suas vacas vão para o brejo, embora estejam tossindo e ainda não reconhecendo o filhos. Se isto é possível: Uma boa semana para todos.

“A operação Lava Jato chacoalhou o Congresso nos últimos dias. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ficou furioso com a divulgação de depoimentos que apontam seu envolvimento em desvios na Petrobras e resolveu romper de uma vez com o governo.

E os carros do senador Fernando Collor (PTB-AL) voltaram a dar o que falar. Em 1992, ele foi tirado da presidência depois da revelação de que um Fiat Elba de sua propriedade fora comprado no esquema de PC Farias, seu tesoureiro. Agora, a Polícia Federal apreendeu carros de luxo na casa da Dinda.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário