Em manutenção!!!

terça-feira, 10 de julho de 2018

O aniversário de Miguel e a Idade da Razão


Miguel com a camisa da Bélgica



Por Zé Carlos

Bem, para aqueles que não sabem, o Miguel é meu neto. Uma tarefa prazerosa para mim é escrever sobre netos. Mais até que sobre filhos, que implicam com o que a gente diz sobre seus filhos. No entanto, não posso deixar de escrever hoje sobre o aniversário dele, porque é um aniversário especial.

Ele completa 7 anos. E revendo minha vida, eu sempre soube quanto é importante atingir esta idade. Ela era chamada de “Idade da Razão”. Não irei pesquisar o porquê, a não ser tocar naquilo que sei sobre ela.

Bem, a primeira coisa que aprendi foi que ao atingir 7 anos estava entrando na rota do pecado. Como assim? Antes desta idade não pecávamos e se morrêssemos, iríamos diretos para o céu. Ah! Se eu soubesse disto! Teria pecado muito mais sem ter que dar conta aos confessores. No entanto, e talvez por isso, tínhamos que fazer a primeira comunhão e prometer não pecar mais. Eu fiz a primeira comunhão com esta idade. Foi uma festa. Veio até o bispo de Garanhuns, Dom Expedito, depois morto pelo Padre Hosana, embora eu nunca tenha visto nenhuma relação com o evento da minha primeira comunhão. Se alguém tivesse, com justiça, que pagar alguma coisa teria sido Dona Lourdes Cardoso, que para me ensinar o Ato de Contrição não poupou a palmatória, pois eu não era mais nenhum anjo.

E até hoje tento me manter na Idade da Razão, pelo menos nos últimos tempos, pois em algumas épocas fui até socialista e votei no Lula, o maior pecado que até hoje cometi. Para meu castigo os céus mandaram o Color. Então vi que o pecado não compensa.

Entretanto, voltemos ao Miguel, que hoje deixa de ser anjo. Eu tentarei agora encaminhá-lo para o caminho da luz, pois, semana passado torceu pela Bélgica no jogo contra o Brasil. Apesar de ser o único brasileiro feliz naquele fatídico dia, eu tento dizer para ele, que na próxima Copa, torça pelo nosso país, se ele ainda existir, é claro. Bem, no presente torneio sou forçado a pecar junto com ele e torcer pelos belgas também. Perdoai-me, Senhor!

Deixando o futebol de lado, como se isto fosse possível, espero que agora, sendo um menino racional, o meu neto Miguel seja um menino feliz, talvez até mais do que eu fui. Hoje sei que a razão não é tudo na vida, todavia, sem ela é muito difícil viver. Emoções e sentimentos são também fundamentais, e isto é comprovado pela minha felicidade em poder vê-lo começar a pecar, sabendo que o Padre Alfredo não será seu confessor, pois ele tem uma religião diferente. Nela, pode-se pedir perdão a Deus diretamente, sem intermediários. Se fosse católico eu indicaria, como confessor, o Frei Leão que além de perdoar nossos pecados, não nos passava carão e a penitência era leve.

Dias atrás, como bom avô, telefonei para o Miguel perguntando o que ele queria ganhar de presente. Resposta no ato: “Eu não quero presente. Pode me dar o dinheiro?”. Fiquei tão feliz que escolhi as notas mais novas que me restavam, nesta crise. Afinal de contas sei que, junto com a idade da razão, o meu neto se tornou um capitalista empreendedor. Não tem mais possibilidade de fazer o que fiz na juventude. Ainda bem, os sonhos socialistas, que se tornaram nosso pesadelo, estão acabando com a chegada da razão.

Parabéns Miguel e que Deus o proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário