Em manutenção!!!

terça-feira, 6 de junho de 2017

O julgamento de Temer nas caladas da noite




Por Zezinho de Caetés

Hoje é um dia que poderá acontecer tudo na política brasileira. Inclusive nada. O TSE julga o processo, que foi mais uma besteira do PSDB ao perder as eleições passadas para a presidente, na qual não deveria ter ganho nenhum dos dois candidatos, a Dilma ou o Aécio (hoje sabe-se disso), que tenta cassar a chapa eleitoral Dilma/Temer.

Dizem que a sessão só começa à noite, ou, nas caladas da noite, tal qual os encontros do presidente da República com marginais. Eu não sei o motivo. Dizem que o julgamento vai durar 3 dias, tal qual um carnaval das antigas, pois, como hoje se sabe ele dura 3 semanas. E estes dias vão mexer e muito com a política, economia e sociedade brasileiras.

Ou seja, política e judiciário hoje são quase a mesma coisa. O nosso STF, diferente das supremas cortes de outros países, é, às vezes obrigado a julgar até roubo de galinha do quintal do vizinho. Sua missão de guardar nossa Constituição, a interpretando como um tribunal de última instância, é atrapalhada por todo tipo de processo, e isto se deve muito ao tal de “foro privilegiado”, que é, como diz o nome, o privilégio que têm algumas autoridades que só podem serem julgadas por cortes superiores e não pelo juiz natural, como dizem os juristas.

Eu sei que hoje este instituto está sendo bombardeado no STF, e vi o Ministro Luiz Roberto Barroso, mostrando, por A mais B, porque ele é prejudicial ao Brasil, sendo um motivo de injustiças graves e atrapalhando o princípio básico das democracias de que todos são iguais perante a Lei.

O Senado também, para mim com outros propósitos, também aprovou o fim do instituto, botando “gatos” no projeto original para proteger parlamentares, e voltando à estaca zero da injustiça. Ou seja, se dá tanta proteção ao parlamento que ele tende a ser um ente produtor das maiores barbaridades através de seus membros, como é atestado pela ainda liberdade do Paulo Maluf, o meliante mor do Brasil, ao ponto de ter dado origem ao verbo “malufar”, que todos sabem o significado.

Relacionado com isto está a Lei do Abuso de Autoridade, como a chamam, que é um projeto que tenta enquadrar o judiciário dentro dos padrões de seres humanos em suas ações e não de deuses. Nada mais justo, mas, inadequado no tempo na qual é proposta, e quando o seu principal propositor é o Renan Calheiros.

Eu sei que juízes e promotores não são deuses e erram e devem ser responsabilizados pelos seus atos quando ferem a Lei, mas, nesta etapa da vida brasileira onde a única coisa que parece ir na direção correta é a Lava Jato, tentar criminaliza-la é, no mínimo, inoportuno.

E assim, o Brasil vive, ou morre (como constatou um relatório sobre a violência no Brasil que diz haver mais mortes aqui do que em países em guerra) esperando os tribunais, como hoje, o TSE.

São várias as hipóteses. Se o Temer sair ileso, bom para ele, e pode ser, até ser bom para o Brasil se ele, mesmo feito um “pato manco” puder tocar as reformas. Se for ferido, dependo do tamanho do ferimento, e Brasil sofrerá também. O que se prever é que algum dos 7 ministros peça vistas do processo, que é o eufemismo jurídico para protelar julgamentos. Aí, o Brasil continuará sangrando mais um tempo, e não se sabe até quando.

Eu apoiava o governo Temer, pelas suas ações reformistas, tão necessárias ao Brasil, mas, quando ele foi descoberto falando com o Joesley, o maior malandro da República, depois do Marcelo Odebrecht, de forma um tanto suspeita, fui forçado a reconhecer que ele deveria pedir o boné e ir embora. Mas, o medo de ser preso é muito maior do que tudo. Basta ver as ações do Lula, cujas ações hoje são tais quais de bêbado descontrolado.

Como disse em outro texto, a Síndrome da Sangria (aqui) está paralisando o país. Afinal de contas, pelo andar da carruagem, se a Lava Jato avançar como tem que fazer, vão faltar presídios com celas especiais para colocar tantos “colarinhos brancos”. Ainda bem que o Lula não tem direito a isto. Quem mandou não estudar.


Agora me vou, para preparar tudo e esperar a sessão do TSE à noite. E que Deus proteja o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário