Em manutenção!!!

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A semana - A festa do PT, seus marqueteiros e o show do Lula




Por Zé Carlos

Viva! Viva! Alvíssaras! Salve! Conseguimos chegar ao fim de mais uma semana. O habitante de outro país, a não ser a Síria, estranharia isto. No entanto, para nós, brasileiros, que antes não desistíamos nunca, estamos sucumbindo no mar de desesperança que nos cerca. O objetivo desta coluna semanal foi sempre transformar o limão em limonada, mostrando como seus ácidos podem se transformar em riso.

Claro que contamos sempre com grandes colaboradores como a Dilma, o Lula, e tantos outros políticos que lutam, como diz nossa querida Mãe do Zika, diuturna e noturnamente, para fazer os brasileiros rirem. E o fizeram tão bem até hoje, não só pelos seus dons naturais, e sim pela mão dos seus marqueteiros. Como se sabe, em nosso mundo moderno, não é só camelô que vende algodão por veludo, no fundo no fundo, hoje de marqueteiro e doido, todos nós temos um pouco. Semana passado, chegou a hora do marqueteiro de Lula e Dilma, e de mais alguns governantes pelo mundo afora, mostrarem o seu valor. Não deu outra. O contratamos para a coluna. Então apertem o cinto.

O João Santana, sim, aquele que já foi comparado aos maiores marqueteiros do Terceiro Reich, foi preso pela Lava Jato. Inicialmente, pensava-se que sua prisão seria devida a levar a nossa musa, a Dilma, mentir tanto, para ser eleita presidente, que a viciou de forma irrecuperável, como temos visto aqui. Esta semana, com seu depoimento ao juiz Sérgio Moro, soube-se o principal motivo de sua prisão. Pelo que dizem, o Moro também é um leitor desta coluna e tem um grande senso de humor. Dizem ainda que ele passa quase o dia todo ouvindo lorotas e instigando as pessoas que ele convoca a contarem mais e mais piadas. Então não deu outra quando ele soube que o marqueteiro da Dilma, também conhecido como o Feira, era um grande humorista, e prendeu o homem.

E, pelo que soubemos do seu depoimento, foi uma decisão acertada. Tenho certeza, que o Moro deve ter dado muitas gargalhadas, tal como ele faz quando lê esta humilde coluna. E, pasmem, ele também prendeu a mulher do Feira, a Mônica Moura, que hoje está sendo chamada de Dona Xepa, embora eu prefira o epíteto de Dona Encrenca. Agora se sustentem que vou contar um pouco do show, para que os meus parcos leitores sintam, que não chegarão à semana seguinte, de tanto riso e tanta alegria, porque realmente somos mais de mil palhaços no salão.

Pois não é que, o Feira, imitando o nosso colaborador Luis Ignácio Lula Eu Não Sabia da Silva, mandou seu advogado dizer que ele era um “criador”, um artista da propaganda e que não ligava para esta coisa de dinheiro, tanto, que depositaram mais de 7 milhões de dólares em uma conta sua e ele nunca soube? Sua esposa, a Dona Encrenca, óbvio, reagiu e contou que recebeu algum dinheiro da Odebrecht, sim, esta empresa que além de ser conhecida como uma empreiteira internacional agora passará a ser vista como a grande benfeitora da humanidade petista. Aliás, a única empresa que rivaliza com ela, em sua capacidade de fazer o bem da família petista é a Petrobrás, que está quase falida para que o PT continue no poder comemorando com festas, o seu aniversário.

E este foi um dos outros grandes assuntos da semana, a Festa do PT no Rio de Janeiro para comemorar o 36º aniversário. Sem sombra de dúvida foi o maior show humorístico dos tempos recentes, e só não foi melhor, porque nossa grande humorista a Dilma não compareceu ao evento porque teve que fazer uma apresentação no Chile, na qual, segundo dizem, quase mata a Michelle Bachelet de rir ao dizer que o Brasil continuava na trilha do desenvolvimento, e que, se alguns problemas existiam, era tudo culpa do FHC que traiu a mulher, dando mau exemplo ao Renan, e a tantos outros.

Continuando na festa do PT, a Dilma não fez falta. Eram tantos os humoristas presentes que houve distribuição de remédios para que a plateia não morresse de rir. Imaginem que alguém distribuiu um panfleto no qual constavam um plano econômico do PT, como alternativa ao que o governo vem fazendo até agora. Vejam algumas das propostas econômicas constantes do documento, chamado de “O futuro está na retomada das mudanças”, o que em si já é uma piada, para verem a profundidade humorística que prevaleceu no encontro. 

Primeiro, eles tratam estas propostas como um Programa Nacional de Emergência, o que já nos dá vontade de rir, porque vimos o Lula declarar que o Brasil ainda é o melhor dos mundos no programa do partido, apesar dele ter errado “só um pouquinho”. Mas, vamos em frente. Eles propõem uma forte redução da taxa básica de juros, o que já foi feito pela Dilma e que deu com os burros n’água. Querem torrar as reservas internacionais, que eram o orgulho do Lula, para usar em obras de infraestrutura, ou seja, querem que o país não compre mais nenhum artigo de 1,99 da China, para não lembrar a falência da lojinha da Dilma alguns anos atrás. Querem ampliar o Programa Minha Casa, Minha Vida, talvez para incluir o tríplex de Lula lá no Guarujá, o que ele já o fez em seu discurso na festa, abaixo comentado. Ampliar o crédito para os consumidores, quando o país está todo pendurado no SPC. Propõem um reajuste de 20% no Bolsa Família, pois, com o valor de hoje, ninguém pode nem comprar um smartphone. E, para concluir, e penso que depois de terminado o documento, alguém deve ter lembrado: “Olha, mas se o governo já está devendo os cabelos da cabeça como irá fazer tudo isto?”. Alguém lá do fundo gritou: “Volta, CPMF!!!”. Imaginem o tamanho do alarido das risadas.

E já que estamos nesta área econômica, outro fato importante da semana, foi que outra agência de classificação de risco internacional, sim, aquelas repartições que dizem se um país pode dar o calote ou não, a Moody’s, só agora rebaixou o Brasil, para um nível que aconselha os investidores: “Olha, se botar o seu dinheiro lá, vão por sua conta e risco, porque daqui a pouco, pela crise o país não pagará nem promessa a São Sebastião”. Qual a graça nisto? O comunicado não tem graça. O hilário é porque esta agência passou tanto tempo para fazê-lo, quando outras duas e toda a torcida de Central de Caruaru já sabiam o calote está próximo.

E agora, voltando à festa do PT, não deu outra. A grande estrela da noite foi o Lula. Um verdadeiro pândego. Vejam algumas de suas declarações enquanto aquela plateia excitada gritava: “Dirceu guerreiro, do povo brasileiro!”, “Olê, olê, olê, olá, Dilmá, Dilmá!” e “Não vai ter golpe!”:

“Todo mundo aqui conhece o Jacó Bittar, meu companheiro. Ele inventou de comprar uma chácara, fez uma surpresa para mim. Jacó e meus companheiros quiseram comprar a chácara para me fazer surpresa”

“Eu digo que não tenho o apartamento. A empresa diz que não é meu. E um cidadão do Ministério Público, obedecendo ipsis literis o jornal 'O Globo' e a 'Rede Globo', costuma dizer que o tríplex é meu".”

“O Lula paz e amor vai ser outra coisa daqui para  frente”;

 “Eu queria dizer para eles: vocês não vão me destruir, vamos sair mais fortes dessa luta";

"Se quiserem voltar ao poder, se preparem para 2018 e vamos disputar democraticamente. Sacanagem a gente não aceita";

 "Temos um partido chamado Globo, um partido chamado Veja, um partido chamado Outros Jornais, que são a oposição desse país”;

"Os petistas não podem levar desaforo para casa toda vez que falarem merda da gente".

Pois é, meus caros e parcos leitores, estão resistindo a tanto humor? Dizem que ele falou ser o apartamento no Guarujá, que ele diz não ser seu, como o “tríplex do Minha Casa Minha Vida, de 200 metros quadrados”. Realmente, não teve graça nenhuma até que um dos presentes, coitado, desempregado e financiado a sanduíche de mortadela para estar ali disse: “o meu só tem 20 metros quadrados e já estou inadimplente há 3 anos”. Então, a plateia veio abaixo de tanto rir de mais um grande show de humor do Lula, que a Rede Globo deveria aproveitar como quadro no seu “Zorra Total”.


E tenha uma boa semana, que esperamos, termine bem e com mais risos, o que mantém esta coluna viva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário