Em manutenção!!!

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A semana - A festa do PT, seus marqueteiros e o show do Lula




Por Zé Carlos

Viva! Viva! Alvíssaras! Salve! Conseguimos chegar ao fim de mais uma semana. O habitante de outro país, a não ser a Síria, estranharia isto. No entanto, para nós, brasileiros, que antes não desistíamos nunca, estamos sucumbindo no mar de desesperança que nos cerca. O objetivo desta coluna semanal foi sempre transformar o limão em limonada, mostrando como seus ácidos podem se transformar em riso.

Claro que contamos sempre com grandes colaboradores como a Dilma, o Lula, e tantos outros políticos que lutam, como diz nossa querida Mãe do Zika, diuturna e noturnamente, para fazer os brasileiros rirem. E o fizeram tão bem até hoje, não só pelos seus dons naturais, e sim pela mão dos seus marqueteiros. Como se sabe, em nosso mundo moderno, não é só camelô que vende algodão por veludo, no fundo no fundo, hoje de marqueteiro e doido, todos nós temos um pouco. Semana passado, chegou a hora do marqueteiro de Lula e Dilma, e de mais alguns governantes pelo mundo afora, mostrarem o seu valor. Não deu outra. O contratamos para a coluna. Então apertem o cinto.

O João Santana, sim, aquele que já foi comparado aos maiores marqueteiros do Terceiro Reich, foi preso pela Lava Jato. Inicialmente, pensava-se que sua prisão seria devida a levar a nossa musa, a Dilma, mentir tanto, para ser eleita presidente, que a viciou de forma irrecuperável, como temos visto aqui. Esta semana, com seu depoimento ao juiz Sérgio Moro, soube-se o principal motivo de sua prisão. Pelo que dizem, o Moro também é um leitor desta coluna e tem um grande senso de humor. Dizem ainda que ele passa quase o dia todo ouvindo lorotas e instigando as pessoas que ele convoca a contarem mais e mais piadas. Então não deu outra quando ele soube que o marqueteiro da Dilma, também conhecido como o Feira, era um grande humorista, e prendeu o homem.

E, pelo que soubemos do seu depoimento, foi uma decisão acertada. Tenho certeza, que o Moro deve ter dado muitas gargalhadas, tal como ele faz quando lê esta humilde coluna. E, pasmem, ele também prendeu a mulher do Feira, a Mônica Moura, que hoje está sendo chamada de Dona Xepa, embora eu prefira o epíteto de Dona Encrenca. Agora se sustentem que vou contar um pouco do show, para que os meus parcos leitores sintam, que não chegarão à semana seguinte, de tanto riso e tanta alegria, porque realmente somos mais de mil palhaços no salão.

Pois não é que, o Feira, imitando o nosso colaborador Luis Ignácio Lula Eu Não Sabia da Silva, mandou seu advogado dizer que ele era um “criador”, um artista da propaganda e que não ligava para esta coisa de dinheiro, tanto, que depositaram mais de 7 milhões de dólares em uma conta sua e ele nunca soube? Sua esposa, a Dona Encrenca, óbvio, reagiu e contou que recebeu algum dinheiro da Odebrecht, sim, esta empresa que além de ser conhecida como uma empreiteira internacional agora passará a ser vista como a grande benfeitora da humanidade petista. Aliás, a única empresa que rivaliza com ela, em sua capacidade de fazer o bem da família petista é a Petrobrás, que está quase falida para que o PT continue no poder comemorando com festas, o seu aniversário.

E este foi um dos outros grandes assuntos da semana, a Festa do PT no Rio de Janeiro para comemorar o 36º aniversário. Sem sombra de dúvida foi o maior show humorístico dos tempos recentes, e só não foi melhor, porque nossa grande humorista a Dilma não compareceu ao evento porque teve que fazer uma apresentação no Chile, na qual, segundo dizem, quase mata a Michelle Bachelet de rir ao dizer que o Brasil continuava na trilha do desenvolvimento, e que, se alguns problemas existiam, era tudo culpa do FHC que traiu a mulher, dando mau exemplo ao Renan, e a tantos outros.

Continuando na festa do PT, a Dilma não fez falta. Eram tantos os humoristas presentes que houve distribuição de remédios para que a plateia não morresse de rir. Imaginem que alguém distribuiu um panfleto no qual constavam um plano econômico do PT, como alternativa ao que o governo vem fazendo até agora. Vejam algumas das propostas econômicas constantes do documento, chamado de “O futuro está na retomada das mudanças”, o que em si já é uma piada, para verem a profundidade humorística que prevaleceu no encontro. 

Primeiro, eles tratam estas propostas como um Programa Nacional de Emergência, o que já nos dá vontade de rir, porque vimos o Lula declarar que o Brasil ainda é o melhor dos mundos no programa do partido, apesar dele ter errado “só um pouquinho”. Mas, vamos em frente. Eles propõem uma forte redução da taxa básica de juros, o que já foi feito pela Dilma e que deu com os burros n’água. Querem torrar as reservas internacionais, que eram o orgulho do Lula, para usar em obras de infraestrutura, ou seja, querem que o país não compre mais nenhum artigo de 1,99 da China, para não lembrar a falência da lojinha da Dilma alguns anos atrás. Querem ampliar o Programa Minha Casa, Minha Vida, talvez para incluir o tríplex de Lula lá no Guarujá, o que ele já o fez em seu discurso na festa, abaixo comentado. Ampliar o crédito para os consumidores, quando o país está todo pendurado no SPC. Propõem um reajuste de 20% no Bolsa Família, pois, com o valor de hoje, ninguém pode nem comprar um smartphone. E, para concluir, e penso que depois de terminado o documento, alguém deve ter lembrado: “Olha, mas se o governo já está devendo os cabelos da cabeça como irá fazer tudo isto?”. Alguém lá do fundo gritou: “Volta, CPMF!!!”. Imaginem o tamanho do alarido das risadas.

E já que estamos nesta área econômica, outro fato importante da semana, foi que outra agência de classificação de risco internacional, sim, aquelas repartições que dizem se um país pode dar o calote ou não, a Moody’s, só agora rebaixou o Brasil, para um nível que aconselha os investidores: “Olha, se botar o seu dinheiro lá, vão por sua conta e risco, porque daqui a pouco, pela crise o país não pagará nem promessa a São Sebastião”. Qual a graça nisto? O comunicado não tem graça. O hilário é porque esta agência passou tanto tempo para fazê-lo, quando outras duas e toda a torcida de Central de Caruaru já sabiam o calote está próximo.

E agora, voltando à festa do PT, não deu outra. A grande estrela da noite foi o Lula. Um verdadeiro pândego. Vejam algumas de suas declarações enquanto aquela plateia excitada gritava: “Dirceu guerreiro, do povo brasileiro!”, “Olê, olê, olê, olá, Dilmá, Dilmá!” e “Não vai ter golpe!”:

“Todo mundo aqui conhece o Jacó Bittar, meu companheiro. Ele inventou de comprar uma chácara, fez uma surpresa para mim. Jacó e meus companheiros quiseram comprar a chácara para me fazer surpresa”

“Eu digo que não tenho o apartamento. A empresa diz que não é meu. E um cidadão do Ministério Público, obedecendo ipsis literis o jornal 'O Globo' e a 'Rede Globo', costuma dizer que o tríplex é meu".”

“O Lula paz e amor vai ser outra coisa daqui para  frente”;

 “Eu queria dizer para eles: vocês não vão me destruir, vamos sair mais fortes dessa luta";

"Se quiserem voltar ao poder, se preparem para 2018 e vamos disputar democraticamente. Sacanagem a gente não aceita";

 "Temos um partido chamado Globo, um partido chamado Veja, um partido chamado Outros Jornais, que são a oposição desse país”;

"Os petistas não podem levar desaforo para casa toda vez que falarem merda da gente".

Pois é, meus caros e parcos leitores, estão resistindo a tanto humor? Dizem que ele falou ser o apartamento no Guarujá, que ele diz não ser seu, como o “tríplex do Minha Casa Minha Vida, de 200 metros quadrados”. Realmente, não teve graça nenhuma até que um dos presentes, coitado, desempregado e financiado a sanduíche de mortadela para estar ali disse: “o meu só tem 20 metros quadrados e já estou inadimplente há 3 anos”. Então, a plateia veio abaixo de tanto rir de mais um grande show de humor do Lula, que a Rede Globo deveria aproveitar como quadro no seu “Zorra Total”.


E tenha uma boa semana, que esperamos, termine bem e com mais risos, o que mantém esta coluna viva. 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A festa do PT: Velas ou flores?




Por Zezinho de Caetés

Amanhã será comemorado, lá no Rio de Janeiro, o 36º aniversário do PT. Será uma festa ou um velório? Os mais realistas vão levar velas, já os outros, uns poucos, deverão levar flores, embora digam que serão cravos de defunto.

Ainda não se sabe ao certo se a Dilma comparecerá ao evento. Mas, pelo que vi na quarta-feira no Senado na votação do projeto de Lei  apresentado pelo Zé Serra que tenta fazer com que a Petrobrás trabalhe, depois dos saques nela feitos pelo PT, eu aposto que ela não vai.

No entanto, diante do histórico de gafes da presidenta incompetenta, será possível até que apareça, talvez pela saudade de umas vaias ao vivo, vindo dos companheiros. Dela, já sabemos, podemos esperar tudo, menos coerência. Será que eles gritarão o Fora Dilma? Quem sabe, do jeito que o Lula está desesperado, poderá até acompanhar o coro.

Afinal de contas, não é todo dia que temos a Dilma e o Lula juntinhos, e cada dia mais isto se torna um fato difícil de se ver. Aliás, dizem que quanto um petista passa pelo outro há uma tendência a levar a mão na carteira. Há as exceções, é claro para aqueles que ainda não tiveram tempo de sair do partido, mas, serão poucos os que nele ficarão. O navio está afundando e não tem orquestra que aguente ficar tocando no convés.

A imprensa diz que o Ministro da Justiça já pediu para sair do cargo várias vezes, mas a Dilma não deixa. Claro que não! Quem ela iria colocar no lugar? O Renan? Este é um justiceiro conhecido e contumaz, embora tenha se habituado a fazer justiça com as próprias mãos em seu benefício. Ou seja, o PT está sem quadros e sem molduras para continuar governando, e até as pedras que estão no meio do caminho já comentam abertamente isto.

Passamos já, há algum tempo, do país criado pelo PT para voltarmos a ser o país do futuro, de novo. Onde estará o futuro? Com o estrago que este partido causou, não pensem antes de 2020, mesmo se a Dilma tivesse a grandeza de renunciar. Mas, como esperar um gesto de grandeza para quem mentiu tanto? Só esperamos gestos de “miudeza”.

E hoje estava lendo um texto do Percival Puginna, onde ele alerta no título: “Ei! O Brasil não é um sítio em Atibaia!”, que é um primor e o reproduzo abaixo com vídeo e tudo. Como se dizia lá em nosso Caetés, eu diria para Lula e Dilma: “Vão mentir assim no inferno!”. Fiquem com Puginna e tenham um bom final de semana, se isto for possível fora do sítio do Lula.

“Ontem à noite assisti a um vídeo exibido há pouco mais de um ano, durante a última campanha eleitoral. Nele, Lula e Dilma conversam, em um jardim, sobre as maravilhas do país que ambos estão construindo. Lula afirma não haver no mundo lugar de oportunidades tão esplêndidas quanto o Brasil. Dilma se exclama ante a conduta da oposição, descrente, pessimista e incapaz de reconhecer tudo que o pré-sal, já no curto prazo, significaria para o desenvolvimento social e econômico do país.


O caráter dos dois mandatários que o PT vendeu como bons à carente e inculta sociedade brasileira já é objeto de uma certificação histórica. Dá para levar a ficha ao cartório, receber carimbo e colocar um selo. Nada que digam merece credibilidade porque todos os seus atos funcionam como jogo de cena ou cortina de fumaça. Visam a iludir ou a dissimular. Têm uma utopia para vender e uma realidade, bem diferente, para ocultar. Têm malfeitos a refutar, adversários a quem os atribuir e delatores a delatar.

O Brasil foi ingerido e metabolizado – talvez devesse dizer colonizado – pelo Partido dos Trabalhadores, que o vê como coisa sua. A organização considera nosso país uma espécie de sítio em Atibaia, onde outros pagam para que os seus se regalem. Não importa que o Brasil se dê mal, contanto que os companheiros se deem bem. Um dia, sabe-se lá quando, nossa pátria será apenas um osso roído e sugado para quem dele ainda quiser se ocupar. Como não lidamos com um governo, no conceito político dessa palavra, os ocupantes só cuidam de seus próprios interesses, de suas defesas, de lidar com seus advogados e, como sempre, de comprar apoios. Tudo para manter a posse e a pose. E os brasileiros? Ora, os brasileiros que se danem.

São duras estas palavras? Minha pergunta é outra: quais seriam então as palavras, diante do que vemos? Vocábulos gentis seriam compatíveis com a realidade nacional? O partido governante acabou com a política! Promoveu mutretas e agora apela às tretas, às milícias, com o objetivo de atemorizar a nação. Lembra, leitor, do “espetáculo do crescimento”? Estamos pagando a conta do roteirista, da iluminação, do som, dos fogos de artifício, da publicidade e dos efeitos visuais. Os atores do desastrado espetáculo, para não serem vaiados, só aparecem em ambiente cercado, para distribuir algum presente e dar a mão a beijar.


Em 1967, no III Festival da MPB, o cantor Sérgio Ricardo, após vários minutos de ininterruptas vaias, quebrou o violão e jogou-o ao público (ou no público). E foi embora. O governo brasileiro vive o apogeu do fracasso. Vaia sobre vaia. Tudo deu errado na Economia, na Educação, na Segurança, na Saúde. Em muitos indicadores, estamos recuando aos anos 90. Perdemos 13 anos em 13. E já não resta ao governo aquele fragmento de dignidade que lhe imporia o dever moral de pedir desculpas, pegar o boné e tomar o rumo da porta.”

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Lula morreu e esqueceu de deitar...




Por Zezinho de Caetés

Ontem escrevi sobre o panelaço e minha participação no evento. Hoje já levei a panela para conserto. Está mais furada do que as explicações do Lula, sobre suas propriedades. Parece realmente brincadeira, iguais aquelas que costumávamos fazer lá em Garanhuns em nossa infância, quando ele tentava explicar ao dono do sítio que as mangas que estavam em seu bornal eram minhas e não dele.

E eu fico pensando, se, diante de tais imbróglios que meu conterrâneo, e companheiro de infância, se meteu, ainda há uma possibilidade dele dar a volta por cima e vier ficar mais rico ainda como presidente em 2018.

As pesquisas dizem que não. Pasmem, 61% dos brasileiros não votariam nele de jeito nenhum, pelo menos neste momento. Ora, dirão os céticos de plantão, que isto apenas reflete o momento, e que tudo mudará quando ele explicar que ainda é “pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré”, e que não é  “rico, rico, rico de marré deci”. Eu tenho minhas dúvidas, mas, de qualquer forma vale a pergunta: Lula é pobre ou é rico?

Digo que a pergunta não tem sentido num país onde a riqueza ou a pobreza é fruto de atitudes que levem em conta a lei, a moral e os bons costumes. Ou seja, tanto se pode ser rico ou ser pobre mas, inocente de crimes. Então a pergunta se transforma em: Lula é um criminoso ou não?

Até agora, a justiça diz que não, embora esteja investigando. É quando Lula não consegue explicar sobre o que realmente é investigado que gera as maiores suspeitas e ele “não se manca”.  E isto tem consequências políticas que nos levam a crer que o Lula realmente acabou, como desenvolvido pelo Hubert Alquéres no texto abaixo transcrito que saiu ontem no Blog do Noblat, com o sugestivo título: “Lula acabou”.

Doido para acreditar que realmente, politicamente, o Lula acabou, uma certeza já tenho: O PT realmente acabou. Depois das explicações dadas pelo seu presidente sobre a prisão do João Feira de Santana, de que o partido não tinha culpa, custa a crer que alguém, que não tenha se aproveitado das mamatas petrolíficas, fique nele.

Eu fico pensando quanto me enganei, logo no início de sua jornada política, em acreditar nela, ao ponto de ter pensado em cometer um suicídio, me filiando ao PT. Graças a Deus, acordei para a vida e hoje só torço para que, ele tenha acabado mesmo, politicamente. E que volte para casa fazendo aquilo que sempre gostou de fazer, contar lorotas nas rodas de aposentados, como eu.

Fiquem com Hubert e meditem se ainda há chances de Lula sair do caixão ao invés de ser enterrado, politicamente, é claro.

“Estava tudo combinado. O encontro comemorativo do 36º aniversário do PT marcaria a ofensiva contra o “cerco e aniquilamento” de Lula, uma fábula existente apenas nas mentes petistas. O resgate da imagem do caudilho tinha um objetivo claro: fazer do seu retorno ao trono presidencial a bandeira de coesão de um projeto de poder que pretendia ser eterno, mas que se encontra em acelerado desmanche.

As crises têm sua dinâmica. Atropelam, indiferentes, todos aqueles que a ignoram. Em poucos dias foi ao chão o cenário desenhado pela cúpula do PT. Em vez de ser o marco na blitzkrieger petista, o encontro da próxima sexta-feira estará mais para muro de lamentações ou para o réquiem do Lula-2018.

Não há a menor condição de ele ser candidato novamente, a menos que esteja disposto a se submeter a um tremendo vexame. Seu telhado de vidro é tamanho que sua candidatura dificilmente resistiria a uma semana de campanha eleitoral na TV. Lula já sairá no lucro se conseguir limpar, nos próximos dois anos, sua ficha corrida, para não entrar para a história pelas portas do fundo, se é que já não entrou.

O adeus Lula tem sua razão de ser, e vai além da prisão do satânico Dr. No, o marqueteiro João Santana. Ele próprio estabeleceu como condição para sua nova candidatura o início da recuperação da economia a partir de junho. Algo para lá de improvável.

No figurino do encontro petista está prevista a pressão das “bases” e do braço esquerdo do lulopetismo, por uma guinada na atual política econômica. Até mesmo petistas de perfil moderado que sentem a água bater no pescoço, como o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, passaram a clamar pela volta do “modelo econômico da era Lula”.

Entende-se. É dureza alguém disputar eleição, seja a qual cargo for, pela legenda do PT, mais suja do que as águas do Rio Tietê, e em meio à combinação perversa do binômio recessão-inflação. Sabedor disto, Lula não só insufla as bases, resmunga também contra Nelson Barbosa, acusando-o de ter perdido o brilho e a criatividade. Vejam a celeridade da crise: tido como a grande solução para voltar fazer a economia crescer, o ministro Barbosa entrou na frigideira em tempo recorde.

A realidade insiste em conspirar contra as pretensões de Lula. Já está contratado que o PIB cairá mais 4% em 2016, que a inflação será no mínimo de 8%. Queda de juros neste ano, nem pensar, como afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Sacramentou-se também um déficit público de 1% do PIB, se não ultrapassar esta estimativa.

A crise invadirá 2017, podendo se estender até 2018, como avaliam analistas responsáveis.

Lula seria candidato em um quadro de desemprego alto, inflação em disparada e economia em queda livre?  Inimaginável.  Provavelmente tira seu time de campo e escala outro companheiro para a tarefa ingrata de defender o “legado petista”, na próxima disputa presidencial. A conferir quem estaria disposto a ir para o sacrifício.

Esta hipótese fica mais forte diante da evidência de que marchamos para o pior dos mundos, o da paralisia total na economia, com consequências danosas para a vida dos brasileiros. Espremida pela realidade, a presidente Dilma Rousseff acena com as reformas fiscal e previdenciária, mas sua base, o PT e Lula, não querem nem saber dessa conversa. Sem poder peitar seu criador, Dilma ficará, até o término do seu mandato, com a política rame-rame de hoje. Daí não sairá coelho algum, a crise se agravará.

A última pesquisa Ibope traz um dado revelador: a imagem de Lula derrete-se tal qual gelo no asfalto. Quanto mais a operação Lava-Jato bate a sua porta, quanto mais sai do fundo do palco e vai para o primeiro plano do tablado da corrupção, mais sua queda é vertiginosa. A tendência de sua rejeição de 61% é aumentar. O Lula imbatível, aquele Messias venerado, a versão piorada de pai dos pobres, é agora espécie em extinção.

As investigações da Polícia Federal no sítio de Atibaia, no apartamento tríplex do Guarujá e as pistas que vieram à luz do dia com a Operação Acarajé deixaram o santo nu. Mostraram seus pés de barro.

A essa altura não há muito mais a fazer. Talvez se despedir.


Adeus, Lula.”

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Lula na ilha da fantasia e eu batendo panelas




Por Zezinho de Caetés

Hoje escreverei pouco devido a dor que me incomoda, fruto do esforço de bater panelas ontem durante o programa do PT. Eu batia tanto e tanto que a colher de pau quebrou, assim que o Lula entrou no programa. Eu nunca vi tanta baboseira dita junta no mesmo espaço de tempo.

Parecia até que estávamos na ilha da fantasia. Certamente, este programa é fruto do trabalho de João Santana, o marqueteiro a quem se deve as vitórias do PT no período mais recente. Infelizmente, não houve tempo de fazer outro programa, de autoria de alguém que não estivesse na cadeia. Assim sendo, resolveram lançar o que existia.

Durante a exibição do programa na TV eu não o ouvi, pois estava fazendo algo de mais útil para o Brasil: Bater as panelas e gritar fora PT e escumalha. Penso, pelo alarido do panelaço que ninguém no país estava ouvindo, exceto o Lula, meu conterrâneo, que fez voto de silêncio, que cumpre há mais de 2 meses, desde que descobriram que ele é quem não gosta de ver pobre andando de avião de carreira, pois só anda nos jatinhos das empreiteiras e se refastela nos sítios dos amigos.

Em sua fala, pelo seu início, eu até pensei que fosse sair alguma coisa que prestasse de sua boa. Vejam o filme abaixo e notem que ele começa dizendo que “de um tempo prá cá parece que virou moda falar mal do Brasil...”. Quando pensei que ele iria dizer que isto acontece porque se descobriu que o governo petista foi, comprovadamente, o mais corrupto da nossa história, ele começa a sonhar em voz alta dizendo que tudo está bem, e que crise é coisa de quem “não gosta de viajar com o povão nos aviões”.


Ora, vamos e convenhamos que alguém que viva neste país, não pode ouvir algo assim e ficar com as panelas caladas. Tenham dó! É muita desfaçatez do meu conterrâneo.

No entanto, devemos reconhecer a mão do marqueteiro João Santana orientando seu maior pupilo. Fazer alguém com vontade de chorar, sorrir, não é coisa fácil. E hoje o Lula, tem tudo para chorar. Ele sabe que, talvez, o único lugar que o aceita sem bater panela ainda é nossa querida Caetés, devido a educação do nosso povo.

Confesso que se fosse o Lula, eu venderia aquele sítio, o tríplex e tudo mais e voltaria para assumir o seu lugar, no município de onde nunca deveria ter saído, seu querido Caetés. Talvez, até pudesse ser até vereador em Garanhuns. O Brasil teria agradecido!

O que me tocou no programa do PT foi que não vi nem sombra da incompetenta presidenta a Dilma. Vejam que coisa! Nem o marqueteiro quis a Dilma no programa. Por isso transcrevo o texto do Ricardo Noblat (“Mandato de Dilma subiu no telhado”), para mostrar que hoje, o PT está num mato sem cachorros, para não ofender os cachorros, que ficam sempre atrás de uma criança.


“A prisão temporária do casal João Santana-Mônica poderá se transformar, em breve, em prisão preventiva, sem data para se esgotar. Sem a certeza, inclusive, de que se esgotará antes de uma eventual condenação.

Mas o que apavora de fato o governo não é o que possa acontecer com o casal, por mais que Dilma goste dele. Nem mesmo o que o casal possa revelar. Santana e Mônica nada revelarão que deixe mal o governo.

O que apavora é a desconfiança de que o juiz Sérgio Moro já possui indícios e provas convincentes da injeção nas contas da campanha de Dilma à reeleição de dinheiro surrupiado à Petrobras.

É por isso que o governo tremeu quando a Lava-Jato deflagrou mais de uma de suas fases, a 23ª. E nem tão cedo deixará de tremer. O segundo mandato da presidente Dilma, simplesmente, subiu no telhado.

Poderá jamais despencar dali. Ou descer mais adiante. Mas até lá, Dilma não dormirá o sono dos inocentes. Muito menos Lula, às voltas com problemas que talvez resultem no seu indiciamento por crimes.

Moro suspeita que Santana recebeu por meio de contas no exterior parte do dinheiro que ganhou para fazer a campanha de Dilma e orientar em 2014 campanhas do PT em alguns Estados.

Essa parte, calculada em pouco mais de sete milhões de dólares, teria sido paga pela Odebrecht e por um operador de propinas ligado ao esquema do saque à Petrobras, e preso desde ontem.

- É extremamente improvável que a destinação de recursos espúrios e provenientes da corrupção na Petrobras [a Santana e sua mulher] esteja desvinculada dos serviços que prestaram à aludida agremiação política [o PT] – decretou Moro.

E foi além:

- Por mais que [o casal] tenha declarado ao Fisco os valores, tinha conhecimento da origem espúria dos recursos [e ocultou valores no exterior] mediante expedientes notoriamente fraudulentos.

Nada pior para Dilma a essa altura.

Ameaçada por um processo inconcluso de impeachment na Câmara dos Deputados, ela receia que agora ganhe mais robustez quatro ações impetradas pelo PSDB no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que pedem a anulação do resultado da última eleição presidencial.

Dilma é acusada de abuso de poder político e econômico para se reeleger e de irregularidades nas contas de sua campanha. Se o TSE concluir que houve crimes, será marcada uma nova eleição, este ano, sem que Dilma e seu vice Michel Temer possam disputá-la.

O PSDB quer juntar às suas ações o que a Lava-Jato apurar sobre o uso de dinheiro sujo para reeleger Dilma. Talvez não tenha tempo hábil para isso.

Uma decisão do TSE a respeito deverá ser tomada ainda neste semestre. De resto, o TSE poderá recusar a juntada às ações de mais documentos.

Se escapar à condenação do TSE, Dilma não escapará, porém, do estrago a ser provocado em sua imagem pela prisão do casal Santana-Mônica.

O publicitário Duda Mendonça, em 2005, confessou ter recebido no exterior 10,5 milhões de dólares que o PT lhe devia por seu trabalho como marqueteiro da campanha que três anos antes levara Lula ao poder. Na época, Lula imaginou que seu mandato acabaria cassado.

Santana jamais foi um simples marqueteiro que apenas ajudou Dilma a vencer em 2010 e em 2014. No primeiro governo dela e neste, Santana foi a pessoa que Dilma sempre consultou para adotar medidas que pudessem se refletir em sua imagem. Quer dizer: as mais importantes.

Ela, com justa fama de ouvir pouco ou quase nada seus principais auxiliares e de só fazer o que quer, sempre ouvia Santana, e levava em conta os seus conselhos. Foi dele a ideia comprada por Dilma de em 2013 reduzir as tarifas de energia. Dilma faturou votos com isso. O país perdeu.

Não poucas vezes, ministros discutiam assuntos com Santana para só depois discuti-los com Dilma. Prefeitos procuravam Santana atrás de ajuda junto ao governo. Da mesma forma, autoridades de outros países.

A preocupação de Santana em não demonstrar importância, seu comportamento sempre discreto, jamais foi capaz de disfarçar a influência que exerceu nos destinos dos governos de Dilma.


A presidente perdeu quem lhe dizia o que falar e o que calar. A Lava-Jato  bateu à sua porta. E mesmo que salve o mandato, ficará menor do que já é hoje.”

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

TUDO COMEÇOU NO 71 BI DE GARANHUNS

 

Por Altamir Pinheiro


Costumo dizer que o Agreste Meridional e, especificamente, Garanhuns, têm uma safra muito boa de blogueiros e radialistas  que vieram  se juntar com os jornalistas e os profissionais de imprensa já existentes. Para se ter uma ideia é muito forte e útil a blogosfera de Bom Conselho, como também  temos bons blogueiros espalhados em toda área territorial do agreste; No tocante à Garanhuns, dos 5(cinco) melhores radialistas do interior de Pernambuco, 2(dois) são de Garanhuns.

Está edificado nesta cidade o melhor jornalista do INTERIOR de Pernambuco. Além de produzir muito, seu blog noticioso é um dos mais acessados no interior do estado, mantendo uma peculiaridade em que, 80% dos seus textos, mesmos os assuntos vindos de outros veículos de comunicação são transformados para seguir  uma linha política predeterminada pelo jornalista administrador do seu veículo de comunicação. Quer dizer,  dá alma a notícia, e quase tudo sendo produzido pelo seu próprio punho dando uma cara editorial específica ao seu blog que é muito bem visitado.

Pois bem!!! No dia 13 de janeiro de 2016, nos fez uma visita o Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, a confraternização e o encontro com a imprensa  local  foi no  salão nobre do 71 BI de Garanhuns. Chegando ao recinto  percorreu a tropa e se dirigiu para a sala de projeção para conversar com os jornalista e ouvir uma palestra do Comandante sobre a prestação de serviço que o exército estava praticando em toda essa região do agreste.

Ao ser iniciada a entrevista, logo de saída, este blogueiro que ora vos fala ou escreve, dirigiu-se ao ministro e sapecou-lhe uma pergunta: MINISTRO!!! A ex-deputada do PC do B do acre, pertencente ao seu partido, Perpétua Almeida(que não chegou à reeleição) foi nomeada recentemente secretária do SEPROD (Secretaria de Produtos de Defesa). Não é uma afronta, Senhor Ministro, não é uma humilhação para  um General de Exército ganhar  16 mil reais por mês e uma secretária ex-deputada desempregada ganhar R$ 22 mil?!?!?!

Como resposta a minha pessoa e aos presentes, o ministro amarelou, engasgou-se todo e meio cambaleante afirmou: desconheço que essa secretária ganhe esse valor!!! Retruquei-o: eu tenho a fonte, Senhor Ministro, quer sabê-la?!?!?! Na bucha ele respondeu, tenho interesse, até porque, não posso responder uma pergunta à altura se ela pode ter um fundo de inverdade. Portanto, me interessa sua fonte?!?!?! Lacônico, respondi-lhe: Bolsonaro!!! ..........Silêncio sepulcral no ambiente!!! Percebendo o embaraço que a palavra Bolsonaro causou ou  deixou no ambiente, espertamente, a jornalista Fernanda Melazo, assessora do Ministro da Defesa, pediu que outro jornalista fizesse a pergunta em razão do horário que eles estavam de voo programado para a cidade de Paulo Afonso e todos ficamos sem o veredicto do ministro...

Desde que esse episódio aconteceu aqui em Garanhuns diante da tropa e de parte do generalato, o burburinho aumentou na caserna  e, recentemente, tive uma informação de gente minha, lá do 71 BI que aquela nossa pergunta fora transmitida para todas as guarnições das capitais nordestina que são subordinadas ao Comando Militar do Nordeste, localizado em Recife.

Para minha surpresa, esta semana, a blogosfera de todo o país estampou manchetes em letras garrafais, dentre elas algumas relatam o seguinte: MILITARES SE IRRITAM COM NOMEAÇÃO DA COMUNISTA PERPÉTUA DE ALMEIDA EM CARGO DE CHEFIA GANHANDO MAIS QUE UM GENERAL?!?!?! E mais: APARELHAMENTO NA DEFESA: PARTIDO DE ALDO REBELO(PC do B) “APARELHA” DEFESA E IRRITA MILITARES. E outras tantas.

A bronca das Forças Armadas está  em, digamos, pé de guerra na caserna e que o "SUPORTÁVEL" comunista Aldo Rebelo, acaba de nomear  para a Secretaria de Produtos do Ministério da Defesa, a ex-deputada Perpétua Almeida, comunista que nem Aldo. Os militares não têm sangue de barata para assistirem impassíveis ao aparelhamento do ministério. E muito menos estão dispostos a aturar a figura de Perpétua, autora do projeto que excluiu os militares dos benefícios da Lei de Anistia. Aliás, o projeto da ex-deputada Perpétua Almeida é muito duro e causou, na época, muito desconforto as forças armadas, SENÃO VEJAMOS UMA SÍNTESE: “projeto de lei 7.357, de 2014, de autoria da bancada do PCdoB, na Câmara, que pretende excluir da Lei da Anistia os agentes públicos, militares ou civis que tenham cometido crimes de tortura, sequestro, cárcere privado, execução sumária, ocultação de cadáver ou de atentado”.

posse na SEPROD/MD EM 14/01/2016 da ex-deputada comunista  para o cargo de secretária de Produtos do Ministério da Defesa não pegou bem, apesar das Forças Armadas conviverem muito   bem com Aldo Rebelo, também comunista, pelas qualidades pessoais do ministro, mas o “APARELHAMENTO” vem sendo considerado “PROVOCAÇÃO”. O PCdoB foi o partido da guerrilha do Araguaia, o mais sério conflito armado enfrentado pelo regime militar. Perpétua Almeida ganhando toda essa dinheirama, enquanto isso, tem    comandante do Exército com  50 anos de serviço que recebe R$ 14,2 mil ao mês. Na verdade, Salário de R$ 14.200,00  quem ganha é um  barbeiro, motorista ou ascensorista do Senado!!! Além da  ex-deputada Perpétua Almeida ter outro “problema” com a caserna, como foi relatado acima:  é dela o projeto que exclui militares dos benefícios da Lei da Anistia.

Além do calo que é a secretária do PC do B,  eles são responsáveis pelos carros pipas,   estão limpando esgotos, caçando mosquitos, reformando estradas e pontes, retirando árvores caídas, atendendo no lugar da FUNAI e sendo pau para toda obra. Eu sei que GUERRA É GUERRA (principalmente no combate ao inimigo mosquito da dengue), agora, como perguntar não estupra, então lá vai: Por que a Presidente Dilma Rousseff não convoca o MST para fazer esse trabalho?!?!?! Cadê o MST, que é o exército oficial do PT? O general Stédile, que recebe do governo uma grana federal para viajar pelo mundo e hospedar-se em luxuosos hotéis, por que não reúne seus jagunços e entra nessa guerra? Ou será que o movimento  só serve  para quebrar a cara de policiais, invadir patrimônio alheio e agir como braço violento dessa governança que em certos campos deixa muito a desejar...


Mas voltando a Garanhuns, em especial a nossa imprensa, é preciso deixar bem claro que são fatos dessa natureza que  os meios de comunicação local não precisam e nem devem ficar à míngua,  com o chapéu estendido nem  muito menos com luvas de pelica quando tratam de assuntos de interesse público ou ligados ao interesse público, independente de quem seja a autoridade que será entrevistada, se Ministro de Defesa ou Presidente da República. Por fim é  motivo de  muito orgulho e satisfação saber que denúncia desse porte foi EMPRENHADA aqui, em Garanhuns, nas dependências do Quartel do 71 BIMTZ, pela imprensa local,  e logo após ter sido PARIDA pelos jornalões de todo o país, com exceção dos blogs sujos, claro!!! Porém, isso é outra história que contaremos em outra oportunidade.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A Semana - A Mãe do Zica, o Pai do Tríplex e o Sítio do Laranjal Amarelo




Por Zé Carlos

Semana vai, semana vem e este país continua assediado por mosquitos. É mosquito prá lá e mosquito prá cá e nossa musa, a Dilma, aproveita suas asas para fazer o Brasil sorrir. Em mais um dos seus shows ela disse:

“E, agora, eu queria destacar uma questão, que é uma questão que está afetando o Brasil inteiro, que é a questão da vigilância sanitária: gente, é o vírus Aedes aegypti, com as suas diferentes modalidades: chikungunya, Zika vírus. Nós temos de tratar a questão do Zika vírus com muita seriedade.”

Eu, que ainda estou entrevado pela picada de um Aedes Aegypti, doido para estraçalhar, igual ao Todo Duro, com qualquer exemplar que apareça na minha frente, vejo-o ser agora guindado à categoria de vírus. Só poderia ser obra da nossa maior colaboradora, a Dilma.

Vocês se lembram quando ela foi chamado de Mãe do PAC, pelo Lula, num show muito antigo, para mostrar que ela era a responsável por este programa de investimento? Pois bem. Devido algumas rusgas entre eles, geradas pela disputa de público amante do humorismo, ela decidiu esquecer este antigo título e agora quer ser chamada de Mãe do Zika. Quem somos nós para desobedecê-la. Como já se sabe, o PAC estava empacado há muito tempo, e agora foi oficializado no anúncio do corte de gastos feitos durante a semana fato que ainda abordaremos, se meus leitores não morrerem de rir até lá.

Agora, sua vida é andar por este país, vendo onde o mosquitos e as mosquitas podem ser felizes. Criou agora o chamado Show do Zika, no qual engajou todos os ministros para fazerem o povo rir com as peripécias do mosquito que virou vírus. E ela própria se engajou e assumiu o papel de forma irrestrita. Vejam o que ela disse num dos shows:

“A “mosquita”, ela, é a “mosquita” que põe em média 400 ovos. Se você considerar que a “mosquita” transmite também (o vírus), que é ela que pica, que ela que provoca a contaminação das pessoas. Portanto, se for uma senhora grávida, uma moça grávida, o que acontece? Há um grande risco de a criança, se isso ocorrer nas primeiras semanas de gestação, ter microcefalia.”

Então não tenham mais dúvida, que o culpado de todos os problemas brasileiros não é mais o FHC, e sim a mosquita. Aliás, o FHC é que teve problemas esta semana quando uma sua ex-amante deu entrevista dizendo que, mesmo que o exame de DNA dissesse o contrário, um filho que ela teve, é sim do FHC. Não chegamos a conclusão nenhuma sobre o caso, a não ser, que no Brasil, quem não tem uma amante não galga os postos mais importantes da república. Nem vou citar o Dom Pedro porque foi do império. Lembro apenas do Getúlio, do Collor, do Lula, do Renan, do.... deixa prá lá senão vou chegar no Itamar com a mulher sem calcinha.

Mas nem só de Dilma viveu esta semana que passou. Como sempre o Lula apareceu, mesmo que o show tenha sido fechado, e nele foi decidido como descobrir quem é o dono das coisas que o Lula amealhou durante sua vida, ou, para usar um termo do Cunha, nosso Cunhão, que traduz melhor a situação do que Lula é “usufrutuário”. O potencial humorístico da explicação dada no Instituto Lula, que é o novo estúdio para produção das chanchadas brasileiras, é impressionante. Portanto meus caros “gatos pingados” de leitores, apertem o cinto.

Vejam um pouco do caso. O Lula e a Marisa, agora mais conhecidos como a Mãe e o Pai do Tríplex, por terem tentado comprar um tríplex que não era tríplex, numa praia lá paras as bandas de São Paulo, estão sendo chamados para depor na justiça para mostrar onde eles arranjaram tanto dinheiro para comprar, além do tríplex, um sítio em Atibaia, também em São Paulo, já que, como se sabe o Lula é um pobre e oprimido operário, cujo salário não dar nem para comprar um ovo frito por dia.

Quando se esperava um show daqueles lá na Barra Funda, onde eles iam depor, em São Paulo, ao qual compareceram milhares e milhares de pessoas já com ingressos comprados, os protagonistas do show não compareceram. O público que estava ansioso para vê-los em cena não se conteve e começou a distribuir porradas e pedradas em quem passava. Quando os artistas são amados é assim mesmo.

Dizem, a situação só se acalmou quando os altos falantes resumiram o show contando a principal piada do Lula: “Eu não sabia de nada!”. Foi um alarido e todos foram embora satisfeitos. Eles não sabem o que perderam. Na sinopse do show, que foi distribuída pela defesa do Lula,  constava uma piada contada pelo presidente do PT, o Rui Falcão:

“São denúncias infundadas haja vista que o sítio tem escritura, tem nome de proprietário e o proprietário faculta a visita a esse sítio pra quem ele quiser, principalmente ao presidente Lula com quem um dos proprietários praticamente foi criado, desde a infância. Então é uma denúncia que não faz nenhum sentido.”

Este é o ponto mais marcante do show porque deixa a plateia em estado catatônico, esperando uma explicação para um tipo de amizade como este neste mundo de tanto ódio. Vejam que comprovadamente, o Lula já esteve no sítio de Atibaia mais de 100 vezes, e a Marisa comprou até barco para andar no laguinho que, dizem, foi feito pela OAS, tudo na base da amizade, além do sítio ter sido usado para desovar a mudança do Casal Tríplex, quando eles deixaram de habitar o Palácio da Alvorada, na qual estavam mais de 50 garrafas de bebidas, que eu suponho sejam da preferida do Lula, a Caninha 51. Que tipo de amizade seria este? Nesta dúvida a plateia vem abaixo quando um dos frequentadores do sítio, o Luiz Marinho, entra em cena e diz:

“Não sei se foi 111 vezes ou 2 mil vezes. Eu não contei. Do que eu conheço, tem duas pessoas que compraram o sítio e disponibilizaram para ele usar, com comprovação de fontes pagadoras. Portanto, não tem absolutamente nenhum problema. Rigorosamente, hoje, o sítio não é dele. O sítio é de amigos.”

Como já se sabe também, no Brasil, o grande problema dos políticos são as revistas semanais. E uma delas, “veja” bem, neste final de semana conta toda a história tanto do sítio quanto do tríplex, com detalhes, mostrando que são tantos os “laranjas” envolvidos nas transações que já estão pensando em vender para o exterior. Já mudaram até o nome do sítio para o Sítio do Laranjal Amarelo.

Mas, deixemos o Lula em paz e passemos para outros fatos da semana tão hilários quanto.

Um dos grandes shows desta semana foi o anúncio, talvez, pela milésima vez, de que o governo da Dilma vai cortar gastos. Desde os tempos do Joaquim Levy, que se prometia cortar os gastos, por que a farra para eleger a Mãe do Zica foi enorme. Agora entramos pelo outro Ministro da Fazenda e se continua prometendo. Parece piada de mau gosto. E é! Parece até uma família que descobriu que estava devendo tanto na praça que os credores já não lhe emprestavam mais nada. Conheci muitas lá em Bom Conselho que ficaram assim. Quando passava alguns dos seus membros, as pessoas já diziam: “Não tenho!”. O Brasil está assim. A Dilma até parou de ir aos encontros com outros chefes de Estado, porque ninguém queria sentar perto dela. Exceto, com o Maduro e com o Evo, porque neles também ninguém confia. E agora, depois de ser rebaixado à condição de caloteiro plus, começam a prometer o que não podem cumprir. Dizem que só resta mesmo o “calote”, mas, já que isto pode ser inevitável, então relaxem e aproveitem, rindo.

No entanto, o fato mais importante da semana em termos políticos, foi mesmo a briga pela liderança do PMDB, na qual se digladiavam o Eduardo Cunha, também conhecido como Cunhão e a Dilma, nossa musa. Mas, o que houve de engraçado nisto? Nada. Apenas mostrou que o PMDB parece mais uma “facção” do que um partido, se é que me entendem. “Vitória na guerra!”.

Porém, de mais relevante é a constatação de que o Lula, o Pai do Tríplex, para facilitar a comunicação resolveu mudar de nome outra vez, como o fez muito tempo atrás quando colocou o Lula no nome. Ele, dizem, vai registrar o nome Luis Inácio Lula Eu Não Sabia da Silva. Se alguém perguntar o porquê, certamente, não é brasileiro.

Mas, um fato político importante da semana foi a soltura do Delcídio do Amaral, sim, aquele senador que disse ter controle do STF todo e que queria levar o delator premiado Cerveró para Espanha via Paraguai. Como a mão que apedreja é a mesma que afaga, o Ministro Zavascki mandou soltá-lo. E, pasmem, ele vai ser o primeiro parlamentar que, direto da prisão, vai atuar no senado. Pensa até em voltar à Comissão de Assuntos Econômicos, para garantir que seja pago o hotel de luxo onde está preso em Brasília. Se o Fernandinho Beira Mar se candidatar nas próximas eleições, vai ter os mesmos direitos, inclusive usar os celulares para se comunicar com seus colegas de trabalho. Não tem jeito, o Brasil continua o mesmo de De Gualle.

Ainda permanecendo no nosso órgão maior de justiça, o STF,  resolveu seguir novamente o poema de Augusto dos Anjos, agora, usando a mão para apedrejar a impunidade, decidindo que agora, quem for pego com a mão na botija, praticando crime, a partir da segunda instância já pode ser preso, o que acarretou diarreia geral naqueles que se livram do xilindró através de infinitos recursos, mas, também usou a mão para afagar o Estado, dando-lhe o direito de quebrar o sigilo bancário das pessoas através da Receita Federal.

E, ao rever estes fatos semanais, deste ângulo, e sem filme para mostrar, eu mostro a poesia que me veio à mente nos dois últimos parágrafos, e que nos lembra tanto, muitas vezes, a nossa vida política (“Versos Íntimos” – Augusto dos Anjos):

“Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!”


Tenham todos uma boa semana e cuidado com o mosquito e com a mosquita, esta principalmente, que é a galinha poedeira de ovos contaminados. 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Lula e o socialismo de fancaria




Por Zezinho de Caetés

Ontem, li aqui neste Blog um texto do Altamir Pinheiro, lá de nossas bandas, sobre minha querida Caetés. Folguei em saber que lá, agora, os livros estão servindo para alguma coisa de bom. Se isto tivesse acontecido antes, não teríamos tido um presidente analfabeto funcional e que levou a juventude deste país a pensar que estudar “não leva ninguém prá frente”, pois o Lula chegou lá sem “escrever de carreirinha”.

Então, parabéns ao povo de minha cidade pela virada cultural. Com ela, sei que, brevemente, podemos criar nossa Academia Caeteense de Letras, que é o meu sonho e que já tem, pelo menos, um membro certo para a cadeira 13 honoris causa: O meu conterrâneo Lula, como prometi. É claro que isto poderá demorar mais um pouco se o Sérgio Moro o pegar antes, pois sua situação está complicada.

No entanto, vivemos no Brasil, e tudo pode acontecer neste país, e meu amigo de infância ainda poderá mostrar a este povo que além de não saber de nada, também não tinha nada. Que esta estória de Sítio em Atibaia e Triplex no Guarujá é apenas intriga da oposição. E dirá, nos repetindo na infância que nesse mundo “quem tem padrinho não morre pagão”.

Mas, quem é o “padrinho” dele? Ele diz que é o povo brasileiro, pelo qual ele tanto fez. Será? Ou seria o Zé Dirceu, ou o Vaccari, ou o Marcelo Odebrecht? Eu, até já pensei ao contrário, mas, hoje não tenho mais dúvidas. O padrinho do Lula são todos aqueles que pensam poder servir almoço grátis para todos e ainda ficar com o pernil, como pensaram os países que embicaram para o sonho socialista, que se tornou um pesadelo.

Vejam que não é preciso ser um santo para querer que todos comam uma vez por dia. Todos queremos isto e até devemos lutar para que isto ocorra. Mas, não dando o peixe e sim ensinando a pescar. E quando isto se aplica aos homens públicos e ao setor público em geral, que cismam em resolver os problemas de escassez a partir do dinheiro dos outros, esta tarefa pode se tornar uma grande imoralidade. Como diria a Thatcher, “o socialismo acaba quando acaba do dinheiro dos outros”, e eu acrescentaria que envergonha quando o dinheiro dos outros vai para uma casta que o defende, e usufrui dele.

Neste sentido não houve ninguém, como se tenta comprovar, tão socialista quanto o Lula. E hoje, o que ele não pode negar é que sua família come uma vez por dia, de preferência num triplex, ou num belo sítio, ou, ao invés de ir a uma UPA, fazer exames no Sírio-Libanês. Ou seja, é um socialista bem sucedido como Fidel, Chávez, Maduro, Evo e tantos outros pelo mundo afora.

Hoje, neste clima de briga entre torcidas a favor de Lula e contra Lula que até o impediu de ir depor num inquérito onde poderia dizer se é dono ou não de alguma coisa, eu apresento abaixo um texto do Augusto Nunes, publicado em seu Blog no último dia 17 que nos faz refletir sobre o caso. O título não poderia ser melhor: “O reizinho destronado fugiu do tribunal. Mas não vai escapar dos defensores da lei”. E que nos faz concluir que um socialista bem sucedido é aquele que vive acima da Lei e que a Lei é para os idiotas. Vade retro!

“O parteiro do Brasil Maravilha, o Pai dos Pobres e Mãe dos Ricos, o enviado pela Divina Providência para acabar com a fome, presentear a imensidão de desvalidos com três refeições por dia e multiplicar a fortuna dos milionários, o metalúrgico que aprendeu a falar com tanto brilho que basta abrir a boca para iluminar o mundo de Marilena Chauí, o filho de mãe analfabeta que nem precisou estudar para ficar tão sabido que já falta parede para tanto diploma de doutor honoris causa, o Exterminador do Plural que inaugurou mais universidades que todos os antecessores juntos e misturados, o migrante pernambucano que se promoveu a Redentor dos Miseráveis, o gênio da raça que proclamou a Segunda Independência ao reinventar a Petrobras e descobrir o pré-sal, o maior dos governantes desde Tomé de Souza, quem diria?, agora recorre a truques de rábula para escapar de perguntas sem resposta sobre o triplex no Guarujá.

O campeão de popularidade que andou beirando os 100% de aprovação, o senhor das urnas capaz de eleger qualquer poste para qualquer cargo, a sumidade que em cinco anos ressuscitou a nação assassinada pela herança maldita, o pacificador do Oriente Médio, o estadista que dava pitos até em presidente americano e também por isso foi contemplado por Barack Obama com o título de Cara, o colosso que rebaixou a marolinha uma crise econômica planetária, o gigante predestinado a conquistar o Nobel da Paz e eleger-se por aclamação secretário-geral da ONU, o estadista que deixou o mundo boquiaberto com tanta clarividência, quem diria?, fugiu do tribunal nesta quarta-feira por falta de explicações que parecessem convincentes pelo menos aos ouvidos de um bebê de colo.

O SuperMacunaíma que escapou do Mensalão ainda não entendeu que, depois de tropeçar no Petrolão, despencou do elevador privativo do apartamento na praia das Astúrias e atolou num sítio em Atibaia . Alguém precisa dizer ao fundador de um Brasil imaginário que o país real se cansou de tanta ladroagem e está ao lado dos juízes sem medo e dos promotores altivos. Usando como laranja um deputado federal, a tropa de advogados acampada no Instituto Lula raspou o fundo do tacho das chicanas e conseguiu adiar o encontro com o Ministério Público paulista. O investigado talvez até consiga livrar-se do promotor Cássio Conserino. Mas são muitos os homens decididos a aplicar a lei na terra arrasada pela corrupção, pela incompetência, pelo sectarismo ideológico e pela idiotia política.

O reizinho inimputável logo saberá que a condenação à perpétua impunidade foi revogada pela descoberta de bandalheiras pessoais e intransferíveis. Não há como terceirizar as maracutaias que infestam o patrimônio imobiliário do Lincoln de galinheiro. O mito morreu. Há dois dias, Lula proibiu o Conselho Político do PT de tratar das maracutaias que o mantêm pendurado no noticiário político-policial. “Não aguento mais falar disso”, explodiu. “O Luiz Marinho vai lá em casa e só quer falar disso. Chego no Instituto para trabalhar e só falam disso. Não aguento mais”.


O Brasil decente é que não aguenta mais tanto cinismo. Aguente ou não, Lula será obrigado a falar sobre isso e muito mais. O interrogatório foi adiado por alguns dias. Mas a hora da verdade chegou.”

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CAETÉS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS...






Por Altamir Pinheiro



Sempre achei que um dos mais graves problemas dos municípios subdesenvolvidos é sua incompetência na descoberta dos seus verdadeiros inimigos e, entres eles, está a ignorância ou a falta de instrução de uma comunidade. Assim, por exemplo, os responsáveis pela nossa verdadeira pobreza não é apenas o assistencialismo governamental  incompetente e interesseiro(leia-se: bolsa esmola), mas a falta de educação básica(leia-se: ensino fundamental), seja ela tanto no espaço físico em construção de colégios adequados quanto no seu conteúdo curricular propriamente dito. Afinal, O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele...



O inesquecível Ayrton Senna, mesmo morrendo prematuramente deixou um legado com a sua fundação que é comandada por sua irmã. O grande campeão costumava dizer o seguinte: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro dos municípios  e do Brasil seja digno”.

A marcha da sabedoria  de um município só pode alcançar a grandeza ao mesmo passo que avança sua educação. Daí, vem o pensamento pitagoriano que ao se educar uma leva   de crianças, em termos de futuro, não será necessário castigar os homens...


A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, devemos incutir em nossos alunos que o ensino como um todo é algo bom, natural, fácil e prazeroso e não exige esforços nem dificuldades, desde que a criança tenha uma cadeira para sentar, uma banca para escrever, uma “TIA” para lhe dá atenção e uma merenda digna e nos padrões higiênicos para se alimentar. Sendo assim, faz-se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento  da sua escolarização e que o seu aprendizado passe a ser difundido com mais intensidade em sua escola.  Agora, para isso é de fundamental importância que exista estrutura física, ambiente adequado para se desenvolver o potencial dessa criança.



Um município que tem gestor progressista de visão educacional futurista e uma secretária de educação que tem as ventas no seu devido  lugar, sabe muito bem que, cada vez mais as escolas estão proporcionando ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais para o estudo, colaborando para a saúde e o conforto dos alunos, fatores que refletem no aprendizado e no seu desempenho. A arquitetura escolar tem como objetivo criar o espaço ideal e necessário para desenvolver as atividades escolares. A experiência da criança com o ambiente escolar é sempre marcante. A escola é de fato sua segunda casa, é um lugar onde se passa grande parte do dia. Até o final do ensino médio o aluno terá passado aproximadamente de 10 a 12 anos  dentro de uma  escola.



Certa vez ou quase sempre em conversa que mantenho com uma sobrinha, arquiteta, que presta serviços a uma empresa especializada na criação de projetos voltados para a área educacional(Portal Met@lica Construção Civil),  dizia-me ela naquela oportunidade: Tio, Há uma carência no mercado da construção civil de profissionais que se dediquem e sejam especializados em arquitetura escolar. "A escola tem que ser pensada de forma diferente. É um tipo de edificação por onde todos nós passamos e, convivemos diariamente com pessoas diferentes de nós por mais de 10 anos de nossas vidas. Por isso, quando chamamos a escola de “SEGUNDA CASA”, não é um exagero. Os profissionais precisam interessar-se mais em pedagogia e educação, além, claro,  da arquitetura", disse-me ela. O desafio maior da arquitetura escolar é tornar o ambiente interessante, aprazível e incentivador para os estudantes de forma que eles não encarem a escola como um purgatório, prisão ou masmorra,  apenas cumprindo a rotina escolar mecanicamente. Mas, sendo realmente um lugar agradável e confortável e, de fato, sua segunda casa.



Para quem quiser e a quem interessar possa, eu fiz parte de uma equipe(a turma do Pau Pombo) que juntos participamos diretamente do embelezamento do aspecto natural e paisagístico, através do plantio de tapetes de grama esmeralda, árvores frondosas e palmeiras imperiais que implementamos no ambiente externo daquele novo e espaçoso colégio municipal possuidor de uma suntuosa estrutura de primeiro mundo(eu também, honestamente,  ganhei meu dinheirinho ali....). Porém, mudando de um polo para outro, mas seguindo no mesmo eixo imaginário que me leva a estrada e ao mundo de Caetés, tenho uma ligeira impressão que o prefeito, Armando Duarte, quando pensou em construir aquele monumental e grandioso colégio, de repente, não mais que de repente, deve ter baixado o espírito do Papa nos seus miolos. Refiro-me, NÃO ao jesuíta argentino  Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, mas ao PAPA da literatura infantil, Monteiro Lobato, que dizia com todas as letras: Um país se faz com homens e livros...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Estou voltando...




Por Zezinho de Caetés

Depois de um tempo, durante o qual perambulei por aí, a esmo, pois não tenho um sítio bom como o do meu conterrâneo Lula, lá em Atibaia, volto a este blog, por não aguentar mais o Recordar é Viver que o Zé Carlos inventou, para, sem dor de consciência, ficar brincando com seus netos enquanto o mundo caía.

Bem, assunto, neste país e neste mundo conturbado não me falta. O grande problema é que os outros escrevem antes sobre tudo e me deixam na mão, como se dizia lá no interior. E eu estou igual ao Lula, ao dizer que não sabia de nada, sem muita criatividade.

No entanto, o importante é voltar e participar deste vespeiro em que o PT tornou este país que era abençoado por Deus, antes do Papa Francisco, o argentino, assumir, e  bonito por natureza, antes do desastre de Mariana.

Minha grande dúvida hoje, antes de escrever, era se divulgaria ou não um carta que recebi do Lula, dizendo que estava me escrevendo porque hoje eu sou o único Zé com quem ele pode se comunicar, por que o outro Zé, o Dirceu, não está mais respondendo as cartas dele.

Coitado, ele está desolado com as injustiças que estão cometendo contra ele e fala de tudo, inclusive de sua vontade de voltar para Caetés, pedindo que eu interceda junto ao Rafael Brasil, para que ele volte para aquela casinha pequenina onde nasceu, e diz que não faz nem questão de assumir sua cadeira na Academia Caeteense de Letras. O importante é que o deixassem ficar na cidade.

Eu não sou um homem fraco e nem muito piedoso, confesso. Entretanto, a carta é tão bonita pela sua simplicidade que fiquei com peninha dele. Certamente, não foi ele que a escreveu. Talvez a tenha ditado porque o português está impecável. Deve ter sido o Gilberto Carvalho ou mesmo o Jacques Wagner.

Mas, já estou revelando demais da carta que eu não sei se publique ou não. Fica para depois, pois  como diz a bela música:

“Pode ir armando o coreto
E preparando aquele feijão preto
Eu tô voltando
Põe meia dúzia de Brahma pra gelar
Muda a roupa de cama
Eu tô voltando...”

Para não perder o vício, eu os deixo com o Ricardo Noblat, num texto desta semana, sobre o Lula, chamado: “Caiu a máscara de Lula”. Coitado, “em cima de queda, coice”. Depois ouçam a Simone para anuviar a situação.

“Sabe qual é a surpresa que nos reserva a defesa de Lula no caso do sítio de Atibaia, reformado gentilmente para ele pelas construtoras OAS e Odebrecht, ambas envolvidas na roubalheira da Petrobras?

Fernando Bittar, um dos supostos donos do sítio, dirá que o sítio de fato lhe pertence, e também ao empresário Jonas Suassuna, sócio em outro negócio de Fábio Luiz, filho mais velho de Lula.

Surpresa haveria se Fernando dissesse que o sítio é de Lula, e que ele e Jonas não passam de “laranjas”.

A Lava-Jato e o Ministério Público de São Paulo investigam se o registro de propriedade do sítio em nome de Fernando e de Jonas foi uma manobra de Lula para ocultar patrimônio.

É isso o que parece, sugerem a lógica mais elementar e os indícios reunidos até aqui.

Oficialmente, o sítio foi comprado por Fernando e Jonas dois meses antes de Lula transferir para Dilma a faixa presidencial. Um dos advogados de Lula analisou a escritura registrada em cartório.

Parte dos bens acumulados por Lula enquanto governou o país foi entregue no sítio em no dia oito de janeiro de 2011. Eram cerca de 200 caixas, entre elas 37 com bebidas.

José Carlos Bumlai, amigo de Lula, hoje preso pela Lava-Jato, cuidou da reforma do sítio. Que começou a ser feita quando o sítio foi comprado no final de 2010?

Não. Começou muitos meses antes.

Marisa, mulher de Lula, visitou a obra. Reclamou de atrasos. E foi aí que entraram em cena as construtoras amigas do seu marido. Elas gastaram um bom dinheiro com a reforma.

Por que gastariam se o sítio fosse apenas de Fernando e Jonas? Para que Lula, mais tarde, o recomprasse sem que ninguém soubesse que ele fora reformado de graça por construtoras premiadas com contratos milionários durante os seus dois governos?

Ou por que a OAS e a Odebrecht, comovidas com a pregação do Papa Francisco, decidiram, meio que de repente, fazer caridade?

Ao longo dos últimos quatro anos, seguranças de Lula estiveram no sítio 111 vezes pelo menos. Razoável imaginar que acompanhassem a família Lula da Silva.

Amigos do clã, assíduos frequentadores do sítio, surpreenderam-se com a descoberta de que ele está em nomes de terceiros.

Nada de mais que Lula comprasse um sítio ou até mais de um. Não lhe falta dinheiro.

Presidente da República tem todas as suas despesas pagas pelo governo. Lula economizou dinheiro capaz de justificar a compra do sítio e do tríplex no Guarujá, esse também reformado de graça pela OAS. Ninguém teria nada a ver com isso.

O problema? De volta ao futuro: a gentileza de construtoras clientes do governo em beneficiar imóveis de um ex-presidente. Cheira mal. Aí tem...

Como Lula, logo Lula que denunciou a existência de 300 picaretas no Congresso, chamou Sarney e Collor de ladrões, subiu a rampa do Palácio do Planalto como se fosse o mais imaculado dos políticos, diz-se a alma mais honesta do país; como ele poderá admitir que pediu ou aceitou favores de construtoras, e que  foi promíscuo, sim, ao misturar o público com o privado?

Logo ele? Também Lula?

Pois é disso que se trata – por enquanto.

Seus correligionários querem transformá-lo em vítima de um complô urdido para destruir a maior liderança popular que o país jamais teve. Ora, faça-me o favor...

Lula é uma vítima dos seus próprios erros, de sua ambição desmedida, de sua vaidade, e de sua falta de compromisso com princípios e valores.

A máscara dele caiu.”

...


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

EXPORTAÇÃO DO MOSQUITO "AEDES BRASILIS"





Por Altamir Pinheiro

Segundo dados estatísticos, os Corredores de Exportação dos Portos de Paranaguá, Santos e Suape, vêm batendo recordes em cima de recordes, desde que o  ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, assumiu o cargo nesse segundo governo de Dilma Rousseff. Em razão das moedas  norte americana e a comunidade  comum europeia, dólar e Euro respectivamente, subirem às nuvens, o câmbio está  dando uma grandiosa oportunidade e abrindo várias  janelas, para o Brasil recuperar a sua balança comercial e,  principalmente, as nossas  empresas voltarem a colocar as exportações no radar...

O ministro pernambucano vem desempenhando um trabalho formiguinha no âmbito do empresariado brasileiro tão digno de aplausos que já é considerado o  ministro com maior desenvoltura deste governo, independente da crise política, social e econômica por que passa o país. Baixa mesmo, Armando só vem sofrendo, na sua aldeia, na sua paróquia, donde, seus correligionários, prefeitos e deputados tão se retirando em debandada para outras agremiações que não o seu PTB, por motivo dele ter se esquecido de sua Capitania Hereditária, suas bases políticas, e debruçou-se de ponta cabeça nas responsabilidades do seu ministério que vem conduzindo a contento.

O ministério de Dr. Armando exporta de um tudo, ele só não autoriza – ou não gostaria -   Que os recipientes dos  contêineres fossem acondicionados de toneladas e mais toneladas do MOSQUITO DA DENGUE que causa doença e o AEDES BRASILIS que causa burrice,  e seguisse viagem em trens ou em cargas de navios. A propósito, mesmo contra  sua vontade, o ZIKA VÍRUS já está circulando em pelo menos 33 países de três continentes além dos 26 países e territórios das Américas afetados pela doença, conforme constatamos No boletim epidemiológico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para se ter uma ideia da gravidade do caso, A França restringiu as doações de sangue de pessoas que tenham viajado a zonas afetadas pela epidemia do vírus zika. A orientação é esperar 28 dias antes de fazer a coleta do sangue, de acordo com a ministra da Saúde daquele país.

Pois bem!!! Recentemente, o ótimo político, também pernambucano o senador por Brasília, Cristovam Buarque que foi expulso do ministério Lula, por telefone, escreveu uma espetacular matéria fazendo um inteligente paralelo entre o Aedes aegypti e o Aedes brasilis, quando ele diz: Desde a Proclamação da República, provocamos limitações intelectuais em dezenas de milhões de brasileiros, contaminados pelo Aedes brasilis, que induz o analfabetismo, impedindo os cidadãos de reconhecer a própria bandeira, por não serem capazes de ler “ORDEM E PROGRESSO”. Esse é o grau mais violento, mas não o único, na interrupção do crescimento intelectual do cérebro provocado pelo Aedes brasilis.

Conforme tão bem colocou o ex-ministro da educação, as consequências dessa anomalia social são o atraso econômico e social; além de dificultar o avanço político e a construção de uma sociedade democrática, eficiente e harmônica. Ainda mais, é a MICROCEFALIA INTELECTUAL que impede o Brasil de ter os sistemas de saneamento e de educação cívica, propiciando o desenvolvimento do mosquito da dengue, da chikungunya e do zika vírus. O Aedes brasilis provoca MICROCEFALIA SOCIAL, que termina sendo a principal causa das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e todas as demais formas de pobreza intelectual. Na mosca!!! Digo melhor, nos mosquitos...